Quem coloca a Aliança primeiro o noivo ou a noiva?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo. A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.

O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo.

Hoje lhe aceito como esposo(a) e prometo amá-lo(a) com toda a ternura que existe em meu coração. Estarei ao seu lado nos momentos alegres e difíceis, na saúde e na doença e tenho certeza de que juntos conseguiremos concretizar todos os nossos sonhos.

Caso o solitário tenha sido um presente do noivo/marido, o ideal é que seja usado no mesmo dedo da aliança. Sendo a aliança colocada primeiro e o solitário em seguida. Afinal, após o uso o solitário volta para caixa e a aliança nunca deve sair do dedo. O solitário pode ser ainda, combinado com outros anéis.

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.

Afinal muitas noivas ficam na dúvida se deve ser usado o anel primeiro seguido da aliança, ou vice e versa. Mas acredite se quiser: não existe uma ordem correta. Elas podem ser usadas de ambas as formas, o que importa é que fiquem confortáveis no dedo ao serem utilizadas juntas.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Como a noiva entra ao lado direito do pai, o buquê fica na mão direita. Mas, ao chegar no altar, é necessário trocar de mão, para subir no altar com noivo. E então as flores serão entregues a uma madrinha.

O cortejo nupcial tradicional acontece na seguinte ordem: Noivo e sua mãe (noivo no lado direito e mãe no lado esquerdo). Pai do noivo e mãe da noiva (pai do noivo no lado direito e mãe da noiva no lado esquerdo). Casal de padrinhos (homens do lado direito e mulheres do lado esquerdo).

E isso é decidido com base nessa ordem:

  1. Convidados. Segundo a tradição, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e da noiva do lado direito. ...
  2. Noivo e mãe. ...
  3. Mãe da noiva e o pai do noivo (ou representantes) ...
  4. Padrinhos e madrinhas. ...
  5. Pajens e daminhas. ...
  6. O momento mais esperado do cortejo de casamento: a entrada da noiva!

Antigamente, o tradicional era colocar o nome da noiva primeiro. Isso porque era muito comum que os pais da noiva fossem os responsáveis pela mesma financeiramente, e também eram os escolhidos por arcar com os custos da festa.

Em primeiro lugar saem os noivos, depois as damas e os pajens, na sequencia os pais da noiva, os pais do noivo e, por fim, os padrinhos. Às vezes os pajens e as damas podem sair com seus pais, se estes forem padrinhos.

O mais prático é comunicar a intenção de alterar os sobrenomes quando solicitar a habilitação em cartório. Dessa forma, a certidão de casamento já sai com os nomes corretos. O processo de alterar os documentos pode ser iniciado logo após, com prioridade para os que possam ser utilizados em breve, como o passaporte.

Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos.

Os dois também podem usar alianças sem anel de noivado. Finalmente, a mulher pode usar o anel de noivado ao lado da aliança, enquanto o homem usa apenas uma aliança. Todos esses cenários seguem a tradição, sendo que o mais comum no Brasil é o uso das alianças somente.