Quem chora será consolado?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Jesus não é indiferente diante das nossas aflições e se empenha pessoalmente em curar o nosso coração da dureza do egoísmo, em preencher a nossa solidão, em dar vigor à nossa ação.

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

O versículo 4 diz: Bem- aventurados os que choram, porque eles serão consolados(;) (Mateus 5:4). Quando Jesus diz que quem chora é feliz esta se referindo aos sentimentos humanos e não que Ele faz com que as pessoas sofram e choram. Na verdade o Senhor quer a nossa felicidade.

Assim, pela frase “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados”, Jesus aponta que o sofrimento é o prelúdio da cura, se suportado pacientemente, o que garantirá a tranquilidade no futuro, pois estaremos livres da dívida.

3:7-8 Falsa sabedoria
"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

O Espírito Santo Testifica
O Espírito Santo também testifica e presta testemunho do Pai e do Filho e de toda verdade. O Senhor, falando a Seus discípulos, disse: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, (…) ele testificará de mim”.

Simplório, ingénuo , tolo.

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Jesus nos fala da felicidade de chorar. Normalmente achamos que o sinal da felicidade nunca poderia ser o choro. Mas Ele diz: "Felizes os que choram, porque serão consolados." (Mt 5.4.)

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

Na Bíblia Deus diz que a tristeza é passageira, não dura para sempre (Salmos 30:5). Deus também sente tristeza (Jesus chorou) e se compadece de quem está triste. Haverá um tempo, quando formos morar no Céu, em que não haverá mais dor, choro nem tristeza.

É útil lembrar que 'milagres não produzem fé, mas uma fé inabalável é desenvolvida pela obediência ao evangelho de jesus cristo. '”

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes vós que em vão diz a escritura: O espírito que em nós habita tem desejo de inveja?

Em 2 Coríntios 5, Paulo fala sobre a habitação terrena e a casa eterna, isto o corpo humano e o espiritual. Ele aborda esse tema para falar que enquanto estamos aqui estamos “longe” do Senhor, mas em breve essa distância será retirada. Por isso, devemos viver pela fé. Os nossos olhos devem ser postos em Deus.

Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia.
As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação. Na angústia aprendemos a depender totalmente de Deus, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer. Deus nos ama e não nos abandona na angústia.

Sim, as aflições humanas são mais decorrentes dos nossos defeitos morais, do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso ciúme do que das dificuldades naturais de um mundo de provas e expiações. Só conseguiremos a nossa paz interna quando nos livrarmos das causas morais das nossas aflições.

Salmos 34:19", esse pequeno trecho extraído do livro de Salmos, mostra que devemos permanecer justos, ou pelo menos lutando pela justiça, devemos permanecer fortes, honestos, dignos, porque, uma vez que demonstramos justiça, o Senhor nos livra de todas as aflições.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade. E ambos recomendam cautela. A morte e a vida estão no poder da língua, o que alguém fala pode fazer um relacionamento florir ou acabar com ele.

24:3-4 Benefícios da sabedoria
Os benefícios da sabedoria, do discernimento e do conhecimento podem ser os acessórios literais da casa, ou simbolicamente o caráter e os relacionamentos da família que vive naquele lar. O melhor fundamento para um lar pleno é e sempre será Deus.

Provérbios nos ensina que o pai que ama verdadeiramente ao seu filho, o corrige desde cedo. A palavra de Deus traz uma ordenança aos pais, para que venham corrigir com a “vara” ainda desde pequenos, quando ainda estão no período da infância.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.