Quem chegou primeiro no Paraná?

Perguntado por: equarteira7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os primeiros moradores das terras que hoje pertencem ao estado do Paraná durante a época em que os portugueses descobriram o Brasil, são os carijós na costa, do grupo tupi e os caingangues do jê.

Foi formado, em especial, pelo processo de migração de brasileiros e estrangeiros para o seu território. No Paraná há uma presença muito forte de descendentes de europeus, que formam a base étnica da população local. Logo, a cultura paranaense foi muito influenciada pelos imigrantes.

A ocupação do território que hoje corresponde ao Estado do Paraná começou no início do século XVI. No início, a região era ponto de busca de madeira. Já no século XVII, portugueses e paulistas começaram a entrar no território em busca de índios para o trabalho escravo e ouro.

A cidade é a mais antiga da região e uma das mais importantes do litoral paranaense, considerada por muito a “Cidade Mãe do Paraná”. No entanto, algumas pessoas dão o título à cidade de Castro, que foi o primeiro município oficialmente instituído quando surgiu a província do Paraná, em 1857.

A partir de 1850, momento em que o Paraná deixa de fazer parte da província de São Paulo, o governo local começa a realizar uma campanha para conseguir atrair novos imigrantes. Dessa forma, entre os anos de 1853 e 1886 o Paraná recebeu cerca de 20 mil imigrantes.

Oficialmente, os primeiros italianos chegaram ao Paraná em 1875, embora antes disso tenha sido registrada a presença de alguns imigrantes diluídos entre outros grupos de países distintos, além de ocasionais viajantes, como Giuseppe Banfi, que viajou pelo Paraná pouco depois da emancipação política do estado, ocorrida ...

No século XVII, os portugueses vieram a Curitiba, para explorar a região, depois de terem encontrados ouro, em Paranaguá. Ao chegar, a expedição instalou-se à margem esquerda do Rio Atuba, onde atualmente fica localizado o Bairro Alto.

Ciudad Real del Guayra

Os primeiros povoados que surgiram, na área que hoje é o Estado do Paraná, foram fundados por espanhóis, Ciudad Real del Guayra, em 1557, próximo ao atual município de São Pedro do Ivaí, e Villa Ri- ca del Espiritu Santu em 1576, onde se encontra hoje o município de Guaíra.

Em 1853 a Província de São Paulo foi desmembrada, dando início à história oficial do Paraná, embora o Paraná só tenha se tornado um estado em 1859.

poloneses

Os poloneses formam o grupo mais numeroso de imigrantes do Paraná.

Os primeiros imigrantes poloneses chegaram à cidade de Curitiba remigrados de colônias de Santa Catarina, trazidos por Sebastião Saporski, a partir de 1871, desta primeira remessa em diante, autoridades paranaenses incentivaram a imigração, pois com a instalação deste grupo em áreas rurais nos arredores da cidade, a ...

A singela cidade comemora, nesta sexta-feira (11), 477 anos desde sua colonização, em 1545, sendo a primeira região, em solo paranaense, a ser colonizada pelos portugueses. No entanto, apenas em 1880 o povoado foi elevado à condição de município.

Até o século 18, os habitantes da cidade eram índios, mamelucos, portugueses e espanhóis. Com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba foi transformada pela intensa imigração de europeus.

Castro

Considerada a “Cidade Mãe do Paraná”, Castro foi o primeiro município instituído na Província do Estado, em 1857. Alguns anos depois, em 1894, tornou-se a Capital paranaense por três meses, durante a Revolução Federalista.