Quem chegou primeiro ao continente americano Colombo ou Cabral?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador genovês. Foi o primeiro europeu a chegar nas terras do continente americano, chamado de Novo Mundo, em 1492.

Bahamas

Primeira viagem de Cristóvão Colombo
Em 12 de outubro de 1492, a expedição de Colombo chegou a Guanahani, ilha renomeada de San Salvador (atual Bahamas).

12 de outubro

Este feriado é celebrado na segunda segunda-feira de outubro, em comemoração à descoberta da América, por Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492.

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

Cristóvão Colombo

Introdução. O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador).

Cristóvão Colombo teria “descoberto” a América do Norte pouco antes de Cabral “descobrir” o Brasil. Apenas oito anos separam as duas datas. Contudo, 500 anos depois, uma distância abissal separa o atual estágio de desenvolvimento dos dois países. Os Estados Unidos são uma nação altamente desenvolvida.

Ao contrário do que fizeram parecer muitos relatos de europeus na época, o continente era muito povoado e abrigava sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, em muitos casos, não tinha paralelo na Europa. Nas Américas viviam entre 40 e 60 milhões de pessoas, segundo estimativas mais recentes.

Livro revive a pré-história brasileira e mostra que, antes dos portugueses, o país era mais do que florestas e uma dúzia de índios. Pequenas tribos de índios sem roupa vivendo em ocas rudimentares e caçando peixes para comer no jantar.

12 de outubro de 1492

Aprendi que a América foi descoberta por Cristóvão Colombo no dia 12 de outubro de 1492 quando aportou nas Bahamas.

Mesmo assim, diante de habitantes nus, sem palácios, Colombo acreditava ter atingido o reino de Cipango (Japão) e, portanto, as índias. Desse erro geográfico, os nativos americanos acabaram sendo conhecidos como índios.

Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e outros povos do Velho Mundo colonizaram a América, e a miscigenação deles com os povos nativos deu origem à população atual do continente.

Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512. Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras.

Quem descobriu o Brasil índios ou portugueses? Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras. Hoje é dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade da cultura indígena e pelo respeito a ela. A presença indígena no Brasil ocorre atualmente em 26 estados e no Distrito Federal.

Uma das teorias sobre o povoamento das Américas afirma que os primeiros humanos chegaram à região ao cruzarem o Estreito de Bering. Estudos de arqueologia dizem que grupos humanos, acompanhando manadas de mamute (tipo de elefante já extinto), teriam passado pelo Estreito, iniciando assim a ocupação das Américas.

Se for considerada a data de início da colonização do território, pode-se considerar o Brasil como mais velho que os Estados Unidos. Entretanto, se a data considerada for a de independência do país, os Estados Unidos são considerados mais velhos que o Brasil.