Quem chama tangerina de Robson?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.

No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.

A tangerina é conhecida por muitos outros nomes em Portugal e no Brasil, como clementina, tangera, mexerica, laranja-cravo, mimosa, mandarina, poncã, entre outros. Terá sido trazida de Tânger para Portugal, daí o seu nome, embora noutros países da Europa a sua introdução tenha sido mais tardia.

Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.

No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.

Denominação regional
No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

Na China, o fruto é chamado chin kan, ou chin chin, e é produzido comercialmente em pequena escala.

No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira".

Seja qual nome receber país afora, as tangerinas (São Paulo), mexericas (Minas Gerais), bargamotas (Rio Grande do Sul), mimosas (Paraná) ou tanjos (Piauí e Maranhão) não são a mesma fruta. As mexericas são variedades da tangerina, planta asiática que chegou ao Brasil no final do século 19.

Mexerica, em Minas Gerais. Né Fabiel? Bergamota em Porto Alegre, mexerica BH/ MG e Pokam.

Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, como no Paraná, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica...

mandarina {f.} mandarina {f.}

Uma fruta, vários nomes
Tangerina tornou-se um nome central da espécie. Vem de 'laranja de Tânger' (cidade ao norte do Marrocos). Mas há denominações como mandarina, palavra de origem espanhola, e bergamota, da expressão turca beg armudi que quer dizer “pera do príncipe”.

Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta "Citrus deliciosa", e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal. Ela se destaca por ter a capacidade de se adaptar bem a climas tropicais, podendo ser colhida o ano todo.

No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”. No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”. Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”.

Uns chamam de tangerina, outros chamam de mexerica. E tu? Deixa nos comentários!

Conhecida no Rio Grande do Sul como bergamota, a fruta é chamada de tangerina, mexerica e mandarina em outras localidades do Brasil.

Molho à campanha (carioca) = vinagrete (paulista).