Quem catequizou os índios?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

DOS ÍNDIOS DO BRASIL, 1549-16001
Proponho-me estudar a forma da catequese que os jesuítas fizeram aos nossos índios, no contexto da colonização: 1549-1600. Este período se justifica por compreender a primeira catequese, organizada no contexto da implantação de um governo central.

Os jesuítas eram padres católicos da Companhia de Jesus, que vieram para o Brasil no início da colonização para catequizarem os índios.

Catequese foi sinônimo de empresa colonial, de força, de coerção, de imposição aos índios do medo e do respeito às autoridades coloniais. Mas foi também sinônimo de economia de mercado, comunicação dos povos, estradas transitáveis e escoamento dos produtos da lavoura dos índios.

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.

Os jesuítas catequizaram os índios para ganhar mais adeptos à Igreja Católica.

Os jesuítas eram os padres da Societas Iesu (Companhia de Jesus, em português), religiosos da Igreja Católica cujo objetivo era converter todas as almas para o Cristianismo. A ordem foi fundada por Santo Inácio de Loyola, tendo sido oficialmente aprovada pelo Papa Paulo III em 1540.

A ordem possui hoje escolas e universidades em várias partes do mundo, com destacados teólogos e professores. O caráter organizacional foi apontado pelos entrevistados como razão da expansão da ordem pelo mundo.

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada oficialmente em 1540, quando o Papa Paulo III a reconheceu como congregação religiosa.

  • Inácio de Loyola
  • Francisco Xavier
  • São Pedro Fabro
  • Simão Rodrigues
  • Diego Laynez
  • Nicolau de Bobadilla

Origem: As missões jesuíticas foram uma iniciativa da Igreja Católica no mundo, com o objetivo de conter o avanço do protestantismo e disseminar o catolicismo pelo mundo. Suas principais regiões de atuação foram China, Índia, África e Américas.

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

São José de Anchieta faleceu em Reritiba, atual Anchieta, no estado do Espírito Santo, em 9 de junho de 1597. BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO – Em 1980, Anchieta foi beatificado pelo Papa João Paulo II. Mais tarde, por um decreto do Papa Francisco, em 2 de abril de 2014, o jesuíta tornou-se santo da Igreja Católica.

Brasil Colônia
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

Os nomes grandiosos são evidentemente os de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antônio Vieira. Não se podem esquecer Leonardo Nunes, Vicente Pires ou o padre João de Azpilcueta Navarro.