Quem carregou a cruz de Cristo?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes.

José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo. O governador surpreendeu-se ao saber que Jesus já era morto; mandou chamar o centurião e perguntou-lhe quanto tempo Jesus havia permanecido vivo na cruz.

Marcos 15:16-24
Batiam em sua cabeça com uma vara, cuspiam nele e ajoelhavam-se, fingindo adorá-lo. Quando se cansaram de zombar dele, tiraram o manto vermelho e o vestiram com suas roupas. Então o levaram para ser crucificado. Um homem chamado Simão, de Cirene, passava ali naquele momento, vindo do campo.

Contudo, pairava sobre essa pessoa um desígnio divino: o até então insignificante Simão de Cirene era chamado a uma missão que despertaria uma santa inveja em todos os homens de fé, a ser pré-figura de incontáveis almas eleitas que se manifestariam nos séculos vindouros.

No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé.

Foi humilde até a morte, e morte de cruz. Numa sexta-feira, o mesmo Jesus passou pelas 6 horas mais agoniantes de sua vida humana. Foi traído, preso, negado, açoitado, ferido, crucificado, morto.

Pôncio Pilatos, que era o governador da província romana da Judeia, teria então apresentado Jesus para uma assembleia popular — e a condenação teria sido assim, por aclamação. Pilatos, então, teria lavado as mãos indicando não ter qualquer responsabilidade pela execução.

Precisamos carregar nossa cruz a cada dia (Lc 14,25-33)
E o Mestre não só nos chama, mas nos aponta as condições para que este seguimento aconteça, para que façamos parte da Sua escola.

É então que José e Nicodemos se apressam a levar o corpo de Jesus e a dar-lhe um enterro honroso.

Segundo uma velha tradição, Pôncio Pilatos teria morrido na Espanha, convertido ao cristianismo por São Paulo.

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus. A outras mulheres agraciadas o Senhor ressuscitado manifestou-Se a seguir, incluindo-se Maria, mãe de Jesus, Joana, e Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João.

Simão de Cirene

São Mateus diz que “à saída encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz” (27,32). São Lucas comenta que “quando o conduziram, tomaram um tal Simão de Cirene, que voltava do campo, e lhe impuseram a cruz para que a levasse atrás de Jesus (23,26).

E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.

Chegando ao topo do monte, o Cirineu explicou a Jesus que a sua pressa era por ter em casa uma filha cega e muda, precisando de ajuda. E disse-lhe: "Sei que estás inocente; ampara-me e alivia a dor que me atormenta o lar".

Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra.