Quem carrega o mundo nas costas?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 5 votos

Atlas

Na mitologia grega, Atlas é um gigante condenado por Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens, a carregar o mundo nas costas. Atlas também é o nome da primeira vértebra da coluna cervical, a que sus- tenta todo o peso da cabeça.

Atlas também passou a representar a coleção que possui os mapas da Terra graças ao seu conhecimento de cartografia e dos caminhos das terras distantes.

A origem de Atlas nos remete à mitologia grega e às suas fábulas heróicas ou enredos tramados por deuses, semideuses, criaturas, titãs, como Atlas, aquele condenado a sustentar o globo e os céus em seus ombros, como punição por enfrentar os deuses.

De acordo com a mitologia grega, Zeus condenou Atlas a segurar o nosso planeta nos ombros, por toda eternidade. O castigo foi dado, pois o titã havia participado da guerra contra os deuses do Olimpo, que tinha como objetivo a conquista do poder supremo.

Perseu

Medusa era uma górgona que possuía duas irmãs imortais, Esteno e Euríale. Era conhecida por sua aparência horrenda, possuindo semelhanças com uma serpente. Transformava em pedra todos os que a olhavam diretamente. Foi morta pelo herói Perseu, que a encontrou dormindo e a decapitou.

O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.

Sísifo

Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

Por isso elaborei algumas dicas de como deixar de carregar o mundo nas costas: separe os próprios problemas dos problemas dos outros: não duvide da capacidade das pessoas, elas podem não saber resolver no momento, mas nunca aprenderão se alguém sempre resolver por elas. Ao invés disso, por que não orientá-las?;

A trupe é formada pelas irmãs Hespera, Kalypso e Anthea (vivida pela jovem Rachel Zegler): são as Filhas de Atlas, que dão novo fôlego à trama do super-herói da DC Comics ao invadir a Terra na missão de vingar seu pai, uma espécie de deus cuja magia foi roubada há muito tempo.

Enganou a morte e os deuses, mais de uma vez. Porém, em determinado momento, ele foi condenado a uma pena sem fim. O castigo de Sísifo é carregar com as mãos uma rocha pesada até o cume de uma montanha, mas chega ao destino sempre exausto demais para impedir que a pedra role montanha abaixo, voltando ao ponto inicial.

O titã foi expulso para o Tártaro, uma região de grande caos e tormento, e Zeus e os demais deuses ganharam o dom da imortalidade ao derrotarem Cronos, já que este era tido como o “senhor do tempo”. Existem diversas versões sobre a lenda de Cronos, sendo esta uma das mais divulgadas pela mitologia grega.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Porém, por causa da interferência de Kratos, Atlas foi forçado a segurar a Terra por si só por toda a existência.

Com pena dos homens, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o devolveu a eles, que agora eram livres para cuidar da sobrevivência. Quando soube da traição, Zeus ficou furioso e decidiu se vingar.