Quem Calvino queimou?

Perguntado por: zfreitas2 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Calvino e Serveto romperam esse relacionamento epistolar em 1547. O tribunal de Vienne condenou Serveto no dia 17 de junho de 1553, logo após ele ter publicado “ Christianismi restitutio”.

Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

O sucessor de Calvino em Genebra, Théodore de Bèze, sempre sublinhou a clemência de Calvino: para Bèze havia apenas ocorrido uma execução de um herege: Servet.

O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.

Martinho Lutero foi monge agostiniano e questionou a cobrança de indulgências por parte do alto clero da Igreja Católica. Na Dieta de Worms, Lutero foi convocado a confirmar ou negar o que escrevera, e ele confirmou. Isso o fez ser banido do Sacro Império Germânico.

Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

Martinho Lutero foi um monge alemão que, inconformado com algumas práticas da Igreja Católica, iniciou involuntariamente um movimento que deu origem ao protestantismo.

O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

No entanto, Lutero foi acolhido por parte da nobreza alemã, que simpatizava com suas ideias e refugiou-se no castelo de Wartburg. Ali, se dedicou à tradução da Bíblia do latim para o alemão, e a desenvolver os princípios da nova religião.

  • VONTADE LIVRE : O primeiro ponto do arminianismo sustenta que o homem é dotado de vontade livre. 1.1. ...
  • ELEIÇÃO CONDICIONAL. 2.1. ...
  • EXPIAÇÃO UNIVERSAL. 3.1. ...
  • A GRAÇA PODE SER IMPEDIDA. 4.1. ...
  • O HOMEM PODE CAIR DA GRAÇA.

Os cinco pontos são:

  • T- Total Depravity (Depravação Total)
  • U- Unconditional Election (Eleição Incondicional)
  • L- Limited Atonement (Expiação Limitada)
  • I- Irresistible Grace (Graça Irresistível)
  • P- Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

Em seus últimos anos, estava com a saúde debilitada. João Calvino morreu no dia 27 de maio de 1564, após um acesso de hemoptise.

João Calvino foi um dos mais importantes reformadores do Cristianismo ao fundar o Calvinismo, o que expandiu ainda mais os efeitos da Reforma Protestante desde Martinho Lutero e as influências de John WyCliff e Jan Hus. João Calvino era um padre francês que rompeu com a Igreja Católica.

Dentro da teologia calvinista, a ação de Cristo ao sacrificar-se não foi um ato para salvar toda a humanidade, mas apenas os eleitos. O calvinismo também enxergava a fé de maneira mais individualizada, e por isso o papel de intermediação com Deus feito pelos clérigos na Igreja Católica era criticado por Calvino.

O calvinismo
Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.

Teve três filhos: Richard, que foi serralheiro e se instalou em Paris, Jacques, igualmente serralheiro e, finalmente, Gérard Cauvin, pai de João Calvino, que foi aquele que talvez mais se destacou dos três, tendo feito carreira em Noyon como funcionário administrativo.

A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências.

E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.