Quem bebe muita água pode ter pedra nos rins?

Perguntado por: edias . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A ingestão de água é uma das principais recomendações médicas para prevenir o surgimento de pedras nos rins e crises de cólica renal. No entanto, essa indicação é uma ação apenas preventiva e só é válida quando o paciente apresenta condição saudável.

Ingerir muito líquido durante uma crise de cólica renal pode intensificar a dor. Isso ocorre porque a ingestão faz com que aumente produção de urina no rim e essa distensão renal piora a cólica se o rim continuar obstruído.

Beber água em excesso faz mal? Como tudo em excesso faz mal, a água não foge à regra. Apesar de haver inúmeros benefícios de beber muita água, quando o consumo é maior que o necessário, os rins são sobrecarregados, causando um desequilíbrio de eletrólitos no sangue.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Chá de quebra-pedra
Tomar o chá de quebra-pedra diariamente por até 3 semanas favorece a eliminação das pedras nos rins, pois este chá tem ação diurética e possui propriedades que relaxam os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga.

A cólica renal é sentida em seu flanco, que é a área de cada lado da coluna – entre a parte inferior da caixa torácica e os quadris. Geralmente ocorre em apenas um lado do corpo, mas em alguns casos o paciente pode sentir dor em ambos os lados, dependendo se uma condição afeta apenas um rim ou ambos.

Como é a dor da pedra no rim? A dor se caracteriza por início súbito, intenso, localizada na região lombar e comumente irradiada para a região lateral do abdome. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

Como eliminar pedra nos rins com ajuda dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

Como evitar pedra nos rins: 5 dicas de alimentação

  1. 1 – Beba muita água. ...
  2. 2 – Evite bebidas industrializadas. ...
  3. 3 – Diminua o uso de sal. ...
  4. 4 – Abuse do consumo de frutas. ...
  5. 5 – Evite o excesso de proteínas.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia.
...
Como calcular a quantidade de água por dia?

IdadeQuantidade recomendada por kg
Até os 17 anos40 ml
18 aos 55 anos35 ml
55 aos 6530 ml
66+25 ml

Os alimentos que devem ser evitados na dieta para pedra nos rins são:

  1. Alimentos ricos em oxalatos. ...
  2. Proteínas em excesso. ...
  3. Regular o consumo de sal. ...
  4. Excesso de alimentos ricos em vitamina C. ...
  5. Suplementos de cálcio e vitamina D. ...
  6. Bebidas alcoólicas. ...
  7. Alimentos açucarados.

Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

O segundo tipo mais comum é o cálculo de ácido úrico, quando a pessoa tem níveis muito elevados. Uma dieta com excesso de proteína, que se encontra na maioria dos alimentos de origem animal como carne, ovos, leite e peixes, pode elevar consideravelmente este composto no organismo.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Ultrassom das vias urinárias é o exame mais indicado para detectar o início da formação de pedras nos rins. Um exame simples, sem radiação e importante na detecção de doenças e de cálculos renais. O ultrassom de rins e vias urinárias é um exame extremamente importante na avaliação renal.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.