Quem bebê leite NAN precisa tomar água?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Quando a criança estiver usando alguma dessas fórmulas lacteas (exemplo NAN), é recomendada a oferta apenas de água nos intervalos, até os 6 meses.

700 ml

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml. Como já mencionado, essa quantidade é completamente obtida através do leite materno, caso seja essa a única fonte de alimentação.

A suplementação da amamentação com água ou chás nos primeiros seis meses não é indicada, mesmo em locais secos e quentes, afirma o Ministério da Saúde, com base em estudo realizado sobre o assunto.

Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água. Com a introdução alimentar, a oferta de água aumenta um pouco e depende de cada bebê. Para bebês que mamam somente fórmula: oferecer água entre cada mamada.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas.

Sinais Desidratação nos Bebés:

  1. Mucosa labial seca;
  2. Língua esbranquiçada;
  3. Olheiras;
  4. Fontanela deprimida;
  5. Diminuição da quantidade de urina;
  6. Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).

Eles podem indicar que o bebê está com dificuldade para digerir o leite, seja ele materno ou não.
...
Como saber se o leite está fazendo mal para o bebê?

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Baixo ganho de peso;
  • Entre outros sintomas.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

A maneira mais segura para preparar a fórmula é ferver a água antes do uso. Deixe a água esfriar antes de misturar com a fórmula.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

Experimente molhar o bico da mamadeira em leite extraído antes de oferecê-la ao bebê, para que ele sinta o sabor e o cheiro do seu leite. Depois, estimule suavemente o lábio superior do bebê com o bico, para que ele abra a boca. Alimente seu bebê por livre demanda, colocando-o em posição semivertical.

Modo de preparo
Ferva água potável durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70°C. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instruções de uso.

Sendo assim, o bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada.

Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.

Ao introduzir-se a mamadeira em casos como estes, de fato o bebê se alimenta melhor, mas não porque o leite materno não era “suficiente”, e sim porque o leite sai mais rapidamente pela mamadeira e, com isto, o bebê se alimenta de maior quantidade em menos tempo, o que o ajuda a prolongar seu sono, dia e noite.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.