Quem bebê é mais inteligente?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Bebês que mamam até pelo menos 1 ano de idade se tornam adolescentes mais inteligentes. É o que aponta um estudo feito na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Somando a pontuação conquistada pelo cachorro nos seis testes, é possível saber o nível de QI do pet: 25 pontos ou mais: o cachorro é muito inteligente! De 15 a 25 pontos: é um cachorro esperto, tem potencial. De 5 a14: o cachorro não é o mais inteligente, mas tem um carisma e tanto.

O cérebro dos bebês recebe uma gama imensa de estimulações ainda intraútero e, a partir dessas informações, eles já desenvolvem conceitos físicos e biológicos, chegando a estabelecer relações de causa e efeito, quantidade (comprovadamente até quatro elementos) e conceitos relacionados à língua nativa.

Estudos neurológicos provam que a utilização do cérebro estimula a formação de novas conexões entre os neurônios (as chamadas sinapses), facilitando a comunicação entre as células e favorecendo o processo do pensar. A organização mental começa com os primeiros movimentos que o bebê faz e com a sua percepção destes.

Quarto mês de vida: cada vez mais esperto!
Sobre as habilidades, o bebê já consegue se manter ereto, começando a sentar, e fazer o movimento de pinça com as mãos, ou seja, o desenvolvimento motor está sendo constantemente trabalhado.

Qualquer um que estiver disposto a se tornar um gênio, pode se tornar. Não existe o que seja capaz de vencer o seu comprometimento em trabalhar duro até conseguir. A decisão é sua. A maioria das pessoas nunca vai escolher ser um gênio.

Os genes ajudam a definir o QI. Mas os pais, a qualidade do ensino e situação socioeconômica da família também contribuem: nós somos produto tanto da genética quanto do ambiente. Quando uma criança sai da barriga da mãe, ela já nasce inteligente?

Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida.

Segundo os robôs do "WhoScored", o pior Neymar antes da sua versão atual havia dado as caras na temporada passada, quando teve nota 7,69. No auge (seu primeiro ano pelo PSG), o camisa 10 chegou a ser avaliado com a média 8,95.

William James Sidis
Com um QI estimado entre 200 e 300, ele entrou para a Universidade de Harvard aos 11 anos de idade. William faleceu em 1944, aos 46 anos.

A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nota de até 30 pontos. A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura.

Identificação de valores de norma com pontuações entre 85 e 115. Noção média de QI = 100.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

Ao contrário dos adultos, porém, os bebês sonham com sons, cores, formas e sensações do cotidiano. Os sonhos elaborados e mirabolantes dominam apenas a mente dos adultos, mesmo.

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele.

Por enquanto, no início da vida, eles só pensam naquilo: calorzinho do colo, alimento, e as vozes e imagens carinhosas de mães e pais.

Estudo revela que crianças herdam inteligência a partir das mães e não dos pais. Estima-se que 40 a 60 por cento da inteligência seja hereditária. Existe atualmente uma explicação científica que mostra que a inteligência é herdada pelas crianças através dos genes das mães.

Inteligência intrapessoal

Inteligência intrapessoal
O perfil intrapessoal é reconhecido como o tipo mais raro de inteligência e está relacionado ao autoconhecimento e à capacidade de compreender o que as outras pessoas pensam, sentem e almejam, enxergando seus pontos fortes e fracos.

Um estudo conduzido pelo pesquisador dinamarquês Lars Larsen, da Universidade de Aarhus, indica que a inteligência se mantém estável após os 20 anos de idade e em alguns casos pode até aumentar com o passar dos anos.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.