Quem batizou o etíope?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Saulo persegue a Igreja — Descreve-se o ministério de Filipe em Samaria — Filipe realiza milagres e batiza homens e mulheres — Pedro e João chegam a Samaria e conferem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos — Simão procura comprar esse dom, e é repreendido por Pedro — Filipe prega a respeito de Cristo e batiza ...

Ein Hanya foi considerado o local onde o eunuco etíope foi batizado pelo evangelista Filipe, conforme é descrito em Atos 8:26-40.

Ou seja, os etíopes eram, deste ponto de vista, demiurgos. O que não está na definição grega, mas que a igreja etíope presumiu como certeza, foi que estes etíopes eram os seus antepassados, os axoumitas, habitantes do país de Kush, a região de planaltos do alto Nilo.

O eunuco etíope é um personagem mencionado em Atos dos Apóstolos (8:26-40), a qual se converteu sob o ministério de Filipe, o Evangelista. Ele possuía uma posição de influência na corte da Etiópia, ou seja, era um alto oficial (grego dynastes), tesoureiro real da rainha Candace.

Ez 29, 10), de etíopes, o que significa “caras queimadas” [...] Na época greco-romana, a alcunha etíope (“cara queimada”) se tornou designação genérica dos habitantes desde o sul do Egito, passando por toda a África até os países em torno do Oceano Índico e à India.

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

O que me impede de ser batizado?". 37 Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".

Conforme registrado no livro de Atos, Filipe, o evangelista, ensinou o evangelho a um homem etíope, o qual era eunuco e superintendente de todos os tesouros pertencentes à rainha da Etiópia.

Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo. Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos.

Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”. No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas.

Saulo é batizado por Ananias e é chamado de Paulo.

Religiões: 62% (cristianismo), 34% (islamismo), 4% (outras). População: 112.100.000 habitantes. Densidade demográfica: 75 habitantes/quilômetro quadrado.

Dentre todos os relatos a respeito da rainha de Sabá, o mais conhecido é o da Etiópia, o Kebra Nagast, do século 11 a.C. Segundo esse documento, ela teria assumido o trono com apenas 15 anos de idade, após a morte do pai.

Baker os descreveu como sendo de altura média, com o crânio dolicocéfalo ou mesocéfalo (veja índice cefálico), forma da face essencialmente caucasoide, um perfil ortognático, um pouco proeminente, nariz estreito, orelhas em forma de anel e uma pele invariavelmente castanha, tanto com um tom meio escuro como avermelhado ...

Nome oficial: República Democrática Federal da Etiópia. Gentílico: etíope. Extensão territorial: 1.104.300 km² (ONU, 2020). Localização: África Oriental.

A Primeira Guerra Ítalo-Etíope (em italiano: Guerra di Abissinia ou Campagna d'Africa Orientale) corresponde à invasão italiana da Etiópia ocorrida entre os anos 1895 e 1896. É um dos poucos casos existentes de resistência armada ao colonialismo europeu no século XIX.

A Etiópia, República federal parlamentarista localizada na África Oriental, tem vivenciado uma guerra civil resultante de embates políticos entre separatistas da região do Tigré, que representa o coração histórico do país, e o Governo Federal. O conflito iniciou-se em novembro de 2020 e ainda persiste.

Adjetivo

SingularPlural
Masculinoetíopeetíopes
Feminino

No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”