Quem avistou um monte que chamou de Pascoal?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O litoral diante do Monte Pascoal foi o ponto de desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, fato que lhe confere um caráter simbólico, pois ali foram escritas as primeiras páginas da história do Brasil.

Pedro Álvares de Cabral

A esquadra de Pedro Álvares de Cabral saiu de Lisboa em 9 de março de 1522 e seguiram a costa da África. Num dado momento, tomaram rumo a oeste e começaram a ver sinais de terra próxima. Quando os portugueses avistaram as terras, um deles gritou: "Terra à vista!"

Pedro Álvares Cabral foi casado com D. Isabel de Castro, e morreu em 1520 em Santarém, onde viveu durante seus últimos anos. A causa da sua morte não é conhecida. Os feitos de Cabral ficaram no esquecimento por séculos.

O primeiro ponto avistado pelos portugueses foi o Monte Pascoal, localizado a 60 quilômetros de Porto Seguro. O local, próximo ao município de Itamaraju, em Porto Seguro, recebeu este nome por ter sido visto na época de Páscoa do ano de 1500.

O litoral diante do Monte Pascoal foi o ponto de desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, fato que lhe confere um caráter simbólico, pois ali foram escritas as primeiras páginas da história do Brasil.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

"Terra à vista!" foi a primeira frase que Pedro Álvares Cabral falou ao descobrir o Brasil em 22 de abril de 1500.

Quando os navegantes portugueses acharam as terras brasileiras ela já era habitada pelos povos indígenas, o que, inclusive, faz com que muitos historiadores se refiram a esse momento como uma conquista do Brasil, e não a sua descoberta propriamente.

“Ele não queria ir para o Ocidente, apenas verificar se haveria terras que ele pudessem pertencer a Portugal, conforme o Tratado de Tordesilhas [1494]. Ele não poderia ir mais para o ocidente porque essas terras pertenciam aos espanhóis”, ressalta o autor descartando hipótese de acaso para o “achamento” do Brasil.

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

O mais correto seria dizer que Cabral iniciou a conquista do Brasil por Portugal.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras.

O “Descobrimento” do Brasil aconteceu em 22 de abril de 1500, momento em que os portugueses chegaram nas terras que hoje pertencem ao Brasil. Esse evento, que marcou a história do nosso país, foi fruto do esforço intelectual e de várias expedições marítimas realizadas pelos navegadores portugueses.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.