Quem aumenta a conta de luz?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

As tarifas da conta de luz são determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e só são alteradas uma vez por ano. A data de seu aumento depende da distribuidora de energia elétrica que atende a sua região, mas será apenas uma vez ao ano.

Não é só impressão sua: a conta de luz mais cara é uma realidade. Além da incidência da bandeira vermelha, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou no dia 29 de junho de 2021 o reajuste do valor das bandeiras tarifárias. Ou seja, a conta de energia vai aumentar mais ainda.

Ventilador
Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

A tarifa mais elevada para o consumidor é a do Pará, que sai por R$ 816 o MWh (megawatt-hora), a menor é a do Amapá, no valor de R$ 506 o MWh. Os valores aparecem na conta em KWh (kilowatt-hora), respectivamente, 0,816 KWh e 0,506 KWh. A diferença é de 61%.

fotovoltaica

“A energia mais barata do Brasil é a fotovoltaica

Horários de ponta e tarifas: qual a relação? O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

Quanto maior a potencia de um equipamento, maior o gasto de energia. O gasto médio de cada equipamento é: Televisão = 200 watts; Lâmpada incandescente = 100 watts.

Multa: 2% ao mês.

Se alguém furta energia, todos os outros consumidores pagam a conta. A tarifa de energia fica maior porque esse valor é repassado para os outros consumidores.

Todavia, constatado o furto ou a fraude, poderá ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, bem como poderão ser cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa (que pode ser de 02% ou 30% do valor do débito).

O carregador continua gastando energia mesmo sem nenhum dispositivo conectado a ele. Porém, não é um gasto que fará grande diferença no valor final da sua conta de luz. Cada concessionária de energia elétrica cobra um valor diferente para o kWh (Quilowatt-hora).

Uma residência com quatro pessoas que demoram 15 minutos cada no banho , o período de utilização diário fica em 1 hora, acumulando 30 horas mensais. O consumo será 5,4 kW vezes 30 horas, totalizando 162 kWh no final do mês.

Existem fatores conjunturais e estruturais que explicam o elevado preço da energia no Brasil. Tivemos dois fenômenos nos últimos anos: a Covid-19 e o esvaziamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, em 2021.

A Enel, que originalmente significava Entidade Nacional de Eletricidade (Ente nazionale per l'energia elettrica), a princípio foi estabelecida como uma entidade pública no final de 1962, e depois transformada em uma sociedade anônima em 1992.

São Paulo - A Coelce - Companhia Energética do Ceará - é a melhor distribuidora de energia elétrica do país. A avaliação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que divulgou, pela primeira vez, o ranking anual das empresas com melhor serviço no setor.