Quem assumiu o poder depois de Lênin?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Trecho do documentário "Testemunha da História" que fala sobre a morte de Vladimir Lênin, líder da revolução bolchevique de 1917. Lênin faleceu em 21 de janeiro de 1924. Após sua morte, disputaram o poder na URSS Stálin e Trotsky, sendo que o primeiro acabou por assumir o papel de líder na nação socialista.

Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.

Lenin faleceu em Gorki Leninskiye, Rússia, no dia 21 de janeiro de 1924. Seu corpo foi embalsamado e permanece até hoje exposto no Mausoléu da Praça Vermelha, em Moscou. Depois de sua morte, Stalin, que teve importante papel na guerra civil, assumiu o poder e governou a União Soviética, até a sua morte, em 1953.

A morte de Lênin, em 1924, trouxe uma tensão política promovida pela escolha do próximo dirigente do governo socialista. De um lado Trotski, que defendia a expansão dos ideais da Revolução Russa e do outro Stálin, que acreditava na consolidação interna do socialismo soviético.

30 anos

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos. Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana.

Estabeleceu-se com poder centralizador e agiu para garantir o crescimento do partido comunista. Outra ação importante feita por ele foi estabelecer medidas para enfraquecer e desarticular os sovietes e comitês de trabalhadores.

Em fevereiro de 1917, o czar abdicou de todo o seu poder, após tantos problemas, como crise econômica, derrotas em batalhas importantes e reiteradas manifestações da população durante anos.

09) O nome do filme Good Bye, Lenin!, faz alusão ao fim do comunismo na DDR.

Fim do Stalinismo
Seu sucessor, Nikita Kruschev, denuncia todas as atrocidades cometidas por Stalin durante o seu governo.

O culto a Stalin perdeu força em meados da década de 1950, quando o governante soviético chamado Nikita Kruschev denunciou os crimes cometidos pelo stalinismo ao longo das décadas em que o regime esteve no poder.

Crimes e assassinatos cometidos por Stalin
Entre 8 e 13 milhões de pessoas foram mortas durante a coletivização forçada dos anos 1930, que incluiu fome, deportações em massa e execuções, especialmente o Holodomor. Cerca de 700.000 pessoas foram executadas durante as purgas políticas dos anos 1930.

Desenvolvido pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels em meados do século XIX, tem sido a ideologia mais importante do movimento comunista.

O governo de Stalin se caracterizou pela centralização política e a eliminação de pessoas que discordavam dos métodos implantados. Mais do que o socialismo, podemos afirmar que estava sendo implantado o Stalinismo na URSS.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Lênin viu uma oportunidade de transformar uma guerra entre nações em uma guerra de classes. Assim, em 1917, ele retornou à Rússia e liderou a Revolução Russa, que derrubou o governo provisório de Aleksandr Kerensky.

Mausoléu de Lenin, Moscou, Rússia

A disputa entre Trotsky e Stálin não ocorre somente como uma briga pessoal pelo poder, sobre o partido e sobre o Estado, mas também devido aos fundamentos políticos divergentes de ambos, envolvendo o ideal de "Revolução Permanente" de Trotsky, e a defesa da política do "socialismo em um só país" de Stálin.

Josef Stalin

O stalinismo foi o regime totalitário liderado por Josef Stalin, entre 1927 e 1953, na União Soviética.

Na infância era chamado de “Soso”, e na juventude, “Koba”, por influência de um escritor georgiano. Os biógrafos de Stalin contam que ele era um jovem de personalidade forte e rebelde.