Quem assume o posto da rainha?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Com a confirmação da morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, assume o trono britânico. Ele é o primogênito da monarca e ocupa o trono após o reinado mais longo da história do país.

O Monarca designa o Primeiro-ministro como chefe do Governo de Sua Majestade no Reino Unido, com o consenso de que este deveria ser igualmente membro da Câmara dos Comuns para, mais facilmente, formar um governo apoiado pela maioria dos parlamentares.

Com a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), seu primogênito, rei Charles III, se tornou imediatamente o rei do Reino Unido.

Segundo a revista Cosmopolitan, com isso, em caso de morte de Charles III, Camilla se tornaria uma Rainha Viúva, mantendo o título, mas perdendo a posição oficial na realeza já que outras pessoas assumiriam a distinção de Rei e Rainha atuais - no caso, Príncipe William e Kate Middleton, caso isso acontecesse hoje.

Aos 17 anos, quebrou barreiras ao se casar com George III da Inglaterra, tornando-se a Rainha da Inglaterra e Irlanda. Ao longo de sua vida, a Rainha Charlotte enfrentou desafios significativos e desempenhou um papel importante na sociedade.

Principal herdeiro ao trono, príncipe William é mais popular entre britânicos do que o pai. À frente da monarquia britânica desde a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado, Charles III será oficialmente coroado rei neste sábado.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

Rei/rainha
Em geral, atuam como chefe de Estado —enquanto o primeiro-ministro é chefe de governo. O poder do monarca dentro das monarquias tende a ser vitalício e hereditário, ou seja, o poder do monarca estende-se durante toda a sua vida. É transmitido apenas com sua morte ou com sua renúncia à posição de monarca.

No caso do Reino Unido, o monarca tem poderes simbólicos e cerimoniais. Apesar de não ter funções políticas, Charles III recebe relatórios diários do governo e se encontra com o primeiro-ministro regularmente, para ser atualizado sobre assuntos importantes. O monarca também possui algumas funções legislativas.

Sob o direito comum, a Coroa é herdada pelo filho ou filha mais velha do soberano ou pelo descendente mais velho da linha colateral mais próxima de um soberano sem filhos desde que ele ou ela seja protestante em comunhão com a Igreja da Inglaterra e receba e mantenha o aval do Parlamento.

No caso daqueles que detêm sangue da família real e estão na linha de sucessão ao trono, os principais são o príncipe e a princesa —os herdeiros do rei ou rainha. É o caso do príncipe Charles, que agora assume o trono como rei, e que também é conhecido como 'duque de Edimburgo', um título de nobreza.

Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão.

Rainha consorte é o título dado à esposa de um rei reinante. Entretanto, mesmo que compartilhe do mesmo status hierárquico do rei dentro da monarquia, Camilla não detém os poderes políticos e militares, ficando com Charles o dever de chefiar o Estado.

Na monarquia britânica, a rainha consorte é a esposa do rei. Possui o mesmo título hierárquico, mas não tem os poderes políticos e militares do rei. Conceito de rainha consorte. A rainha consorte é a esposa do rei, em regimes monárquicos em geral.

Em 1981, Charles se casou com a princesa Diana que foi muito bem aceita pela família real e pelo público. Mas o que fez o casamento dos dois acabar em 1996 foram as traições de Charles com Camilla que também era casada na época.