Quem assinou o Tratado de Versalhes?

Perguntado por: alopes6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os grandes nomes envolvidos nas negociações do Tratado de Versalhes foram David Lloyd George, primeiro-ministro britânico; Georges Clemenceau, primeiro-ministro francês; e Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos (os norte-americanos só entraram na guerra em 1917).

O Tratado, que foi firmado no Palácio de Versalhes (França), delineou as condições de paz entre a Alemanha e a Tríplice Entente (e aliados) – estes que saíram vitoriosos da I Guerra. Para isso, as negociações envolveram principalmente países como Estados Unidos, França e Reino Unido.

Eles ficaram particularmente desconfortáveis com a idéia de se inscrever em um órgão mundial como o Grupo de Nações, como Wilson sugeriu.

A última parcela de 70 milhões de euros (R$ 162,6 milhões) encerra uma história que já dura 92 anos. A Alemanha saiu derrotada da Primeira Guerra e mergulhou em uma ditadura totalitária, que lançou as bases para a Segunda Guerra Mundial (1939-45), na qual o país acabou dividido durante quatro décadas.

Em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio que lhe deu nome. O principal ponto do documento consistia em reconhecer a Alemanha como principal responsável pela Primeira Guerra Mundial.

Em 28 de junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes que, oficialmente, pôs fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Já em 11 de novembro de 1918, o cessar-fogo de Compiègne havia encerrado os combates, mas não o estado de guerra.

O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha.

Consequências do Tratado de Versalhes
O sentimento de revanchismo compartilhado pela nação alemã e a insatisfação com a crise econômica que se instalou no país após a perda da guerra fez com que, sob a liderança de Adolf Hitler, a Alemanha voltasse a atacar algumas das principais potências da Europa.

Se o tratado de Versalhes foi feito para determinar o longo prazo da paz, o tratado de Versalhes era parcialmente injusto para as Filipinas. Era incorreto disciplinar a Alemanha, na medida em que muitos alemães se sentiam desagradáveis e parecendo vingar-se; isso poderia começar outra guerra.

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

A Liga das Nações, porém, fracassou por defeitos de origem. Não dispunha de um poder executivo forte, nem contava com representantes da União Soviética e dos Estados Unidos – a nação de seu idealizador. O governo de Moscou não era aceito, e Washington não ingressou na organização por rejeitar o Tratado de Versalhes.

Países que participaram do Tratado de Versalhes
A Alemanha, nação derrotada, ficou de fora das transações. A Rússia também não participou desse processo por ter firmado, em 1918, o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha. O Tratado de Versalhes foi concluído em 28 de junho de 1919.

Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a grande culpada da guerra e alvo das maiores sanções e de pagamentos de indenizações aos países vencedores.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial. AMSTERDAM, 11 - (Correio da Manhã) - O armistício foi assignado pelos delegados allemães, ás 6 horas da manhã de hoje. A's 11 horas terminaram as hostilidades."

A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

O Tratado de Versalhes teve como característica o revanchismo francês, a redefinição de fronteiras, o estabelecimento de indenizações e a criação da Liga das Nações.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.