Quem arrancou a orelha no boxe?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em junho de 1997, o boxeador Mike Tyson mordia a orelha de seu oponente, Evander Holyfield. 25 anos depois do episodio polêmico, os dois adversários se juntaram para lançar uma linha de produtos bastante inusitada: alimentos feitos com cannabis em forma de orelha.

Mike Tyson

Em 28 de junho de 1997, Mike Tyson e Evander Holyfield se enfrentaram no ringue em uma luta histórica. No terceiro round, após levar cabeçadas de Holyfield , Tyson mordeu a orelha do adversário, arrancou um pedaço e cuspiu no chão.

O episódio está entre os mais icônicos do boxe: em 1997, Mike Tyson e Evander Holyfield lutavam pelo cinturão dos pesos-pesados quando Tyson agarra o oponente e arranca um pedaço de sua orelha com uma mordida.

Segundo ele, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados, hoje com 54 anos, eternizou o desenho tribal na própria face para evitar uma luta. Em 2002, logo depois de perder para Lennox Lewis, ele tinha um embate marcado contra o compatriota Clifford Etienne em fevereiro de 2003.

O ex-campeão mundial dos pesos pesados, Mike Tyson, de 56 anos, abriu o jogo sobre sua saúde e disse sofrer de dores ciáticas, também conhecida como ciatalgia.

Durante sua carreira, Tyson acordava às 4h30 para correr antes de ir para a academia, onde fazia 10 a 12 rounds de boxe misturados com exercícios de musculação.

No terceiro assalto, depois de mais de dez minutos de luta, Tyson arrancou um pedaço da orelha direita de Holyfield com uma mordida. O combate foi interrompido para que Holyfield fosse examinado. A luta recomeçou minutos depois e ainda no terceiro assalto Tyson aplicou nova mordida, agora na orelha esquerda do rival.

Evander Holyfield

LANCE! Em junho de 1997, o boxeador Mike Tyson mordia a orelha de seu oponente, Evander Holyfield. 25 anos depois do episodio polêmico, os dois adversários se juntaram para lançar uma linha de produtos bastante inusitada: alimentos feitos com cannabis em forma de orelha.

"É causada pelo trauma constante das lutas, através dos atritos e esmagamentos sofridos durante os treinos e combates. A inflamação pode levar à falta de vascularização nas orelhas que, por sua vez, pode provocar a morte do tecido.

De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite”, caracterizado pela infecção da cartilagem da orelha.

Éder Jofre encerrou a carreira em 1976, sendo considerado o melhor peso-galo da história do esporte na era moderna. O ex-pugilista venceu 72 lutas, sendo 50 por nocautes, além quatro empates técnicos e somente duas derrotas.

A outra marca que Popó ainda tem chances de alcançar será a de maior número de nocautes seguidos em início de carreira. O recorde pertence ao norte-americano Billy Fox, que desenvolveu campanha na década de 40, com 43 nocautes.

Também conhecido como “Mongoose”, Archie Moore é o campeão mundial dos pesos-pesados mais antigo de todos os tempos. Ele também é dono do recorde de número de nocautes (145) em uma carreira como boxeador.

Francis Ngannou

Francis Ngannou, o homem com o soco mais forte do mundo.

Benedito dos Santos

Isso tudo entre os anos de 1920 e 1921. Em 1922 o Brasil teve seu primeiro pugilista a ganhar destaque. Benedito dos Santos, conhecido como Ditão, começou a treinar boxe numa academia de São Paulo. Era um negro de porte gigantesco com enorme talento para o boxe e detentor de um direto potente.

Os maiores boxeadores brasileiros da história!

  • Eder Jofre. Crédito: Jorge Butsuem. Maguila. ...
  • Maguila. Crédito: Reprodução/Instagram. Acelino "Popó" Freitas. ...
  • Popó e seus cinturõesCrédito: Robson Conceição. Viajando um pouco no tempo, chegamos em Robson Conceição, que nos dias de hoje segue como profissional.