Quem aprisionou Dédalo no labirinto?

Perguntado por: abittencourt5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Minos

Concluído o labirinto, Minos aprisionou Dédalo e seu único filho Ícaro no topo da mais alta torre na ilha.

Dédalo era um construtor e um escultor muito competente de Atenas que caiu em desgraça por ter assassinado Talo. Acolhido com amizade pelo rei Minos de Creta, Dédalo refugiou-se com o filho Ícaro em Creta.

Ouça o programa para saber mais sobre esse assunto! Segundo a lenda, o garoto Ícaro, para fugir do labirinto em que estava preso, usou asas feitas de penas de aves para voar. Seu pai havia alertado sobre o perigo de chegar muito perto do sol, já que o calor poderia derreter a cera que unia as penas.

No entanto, Dédalo, em sua genialidade, teve a idéia de fugir do labirinto pelo céu, pois o mesmo não tinha teto. Para tanto, os prisioneiros construíram asas artificiais com as penas dos pássaros que voavam sobre o labirinto e que nele faziam seus ninhos, coladas com cera das abelhas que os mesmos recolhiam.

Já pelo retrovisor observei que o velho menino continuava com o olhar voltado para o firmamento. Mas não cometera o pecado de Ícaro que, segundo a mitologia grega, e ignorando as recomendações de seu pai, voara rente ao sol, precipitando-se sobre o mar.

Dédalo

O labirinto foi construído na cidade de Cnossos, na Grécia, no subsolo do Palácio de Minos que, todavia, foi edificado pelo arquiteto e inventor Dédalo. Por conseguinte, Minos derrota Atena, deusa das artes e da sabedoria, matando um de seus filhos.

Na mitologia grega, o labirinto de Creta teria sido construído por Dédalo (arquitecto cujo nome tornou-se, depois, também sinônimo de labirinto) para alojar o Minotauro, monstro metade homem, metade touro, a quem eram oferecidos regularmente jovens que devorava.

Teseu e Ariadne
Da mesma forma, Ariadne fica encantada com Teseu e resolve lhe ajudar a matar o Minotauro. Sendo assim, ela lhe entregou uma espada e um novelo de lã para que ele, ao entrar no labirinto onde o Minoaturo estava preso, pudesse marcar o caminho de volta com a linha e, assim, sair dele.

Em suma, foi um Leonardo da Vinci da sua época. No entanto, apesar de todas as suas virtudes, Dédalo tinha uma tendência vingativa. Dizem que ele assassinou seu talentoso sobrinho aprendiz Perdix (também chamado de Talos ou Calos) em um acesso de ciúme.

De acordo com Apolodoro em sua Biblioteca, Peante derrota o gigante disparando uma flecha em seu calcanhar vulnerável. Em outra versão, Talos foi morto quando Medéia, a feiticeira, o levou à loucura com drogas ou o fez acreditar que ela o tornaria imortal removendo o prego.

Além disso, o conhecimento é eletricidade, é uma lição moral benéfica ensinada por este equívoco grego, Ícaro e Dédalo. Todo mundo precisa de entendimento para sobreviver e isso revela a energia elétrica. Por exemplo, Dédalo construiu asas para escapar se ele e Ícaro estivessem presos no labirinto da ilha.

Significado da lenda de Ícaro
A lenda de Ícaro, era contada, principalmente, para ensinar a importância da humildade após um êxito (vitória) e também de seguir as orientações dos mais experientes (no caso desse mito é Dédalo, seu pai).

Teseu foi secretamente ajudado por Ariadne, filha do rei Minos, que lhe enviou um novelo de linha que ajudaria Teseu a não se perder e a conseguir sair do labirinto.

Uma vez em fuga, após uma boa parte do trajeto ter sido percorrida, Dédalo perdeu seu filho de vista, pois Ícaro, encantado com a possibilidade de voar, esqueceu-se das orientações do pai e alçou as alturas acima das nuvens, tendo a cera derretida pela proximidade do Sol. Em consequência, caiu no oceano e faleceu.

Ariadne

Na mitologia grega, Ariadne é a filha de Minos, rei de Creta. Conta a lenda que ela ajuda Teseu, seu grande amor, a sair do labirinto do Minotauro seguindo um novelo de lã, o "fio de Ariadne".