Quem apareceu a Gideão?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Israel torna-se cativo dos midianitas — Um anjo aparece a Gideão e ordena-lhe que liberte Israel — Gideão derruba o altar de Baal, o Espírito do Senhor repousa sobre ele, e o Senhor dá-lhe um sinal de que ele está sendo chamado para libertar Israel.

Em Juízes 8, versículo 27, diz: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal, e a pôs na sua cidade, em Ofra, e todo o Israel se prostituiu após ela; a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

O chamado de Gideão é o chamado mais proeminente de um juiz em todo o livro. Gideão é chamado para julgar Israel depois que eles fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, resultando em Deus entregá-los nas mãos dos midianitas. Os midianitas impiedosamente oprimiram Israel por sete anos (Juízes 6:1).

Então, 300 foram os homens que beberam água da forma como o Senhor havia dito a Gideão: “E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens” (Juízes 7:6). Esses 300 homens foram escolhidos para mostrar que a vitória viria de Deus e não de um grande exército. (Juízes 7:5-7).

Juízes 6–8 conta a história de um grande juiz chamado Gideão que foi chamado pelo Senhor para libertar os israelitas, depois que eles novamente caíram em apostasia.

Com mais de 13 soldados inimigos para cada guerreiro israelita, Deus disse que ainda eram demais! Ele deu ordem a Gideão para dispensar 9.700 dos soldados que resta-ram.

Éfode de modo geral, era um manto ou xaile, mas que para o Sumo Sacerdote de Israel era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental. Sumo Sacerdote judeu usando as vestes sagradas. A estola é retratada aqui em amarelo.

Conclusão: a grandeza de Gideão
A Bíblia não comenta sobre sua aparência física nem sobre seu jeito de falar. Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo.

1- Confie no Senhor acima de qualquer coisa, Ele sabe o que faz. 2- Nem todos que estão ao nosso lado, são valentes como nós. 3- Coloque a prova aqueles que dizem ser seus companheiros. 4- Muitas pessoas ao nosso lado não é sinal de sucesso.

Contudo, quando os homens da cidade descobriram, ficaram irados com ele. O pai de Gideão intermediou a situação dizendo que se Baal fosse um deus verdadeiro se defenderia de Gideão. Por isso, Gideão ficou conhecido como Jerubaal, que significa “que Baal defenda a sua causa com ele” (Juízes 6:31-32).

otniel

otniel foi o primeiro juiz de israel depois de Josué. Ele livrou a terra da opressão do rei da Mesopotâmia.