Quem amamenta pode tomar refrigerante Guaraná?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Pesquisas anteriores mostraram que as mães que consomem bebidas açucaradas e refrigerantes nos meses após o parto estão em risco de ganhar peso e podem também expor os seus recém-nascidos a estes açúcares adicionados através do leite materno.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Os bebés podem começar a revelar os sintomas do efeito da cafeína no espaço de algumas horas após as mães terem ingerido este produto. Estes sintomas podem durar vários dias. Os bebés com mais de 4 meses de idade conseguem metabolizar melhor a cafeína, portanto os sintomas podem durar menos tempo.

Os carboidratos fermentáveis presentes em vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, e também em grãos como trigo e centeio, em alguns casos, podem estar relacionados às cólicas e mal-estar em bebês.

A alimentação materna durante o período de lactação pode influenciar na qualidade do leite materno, principalmente em relação ao teor de vitaminas e de minerais. Enquanto a concentração dos macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos não sofrem influência.

Pesquisas anteriores mostraram que as mães que consomem bebidas açucaradas e refrigerantes nos meses após o parto estão em risco de ganhar peso e podem também expor os seus recém-nascidos a estes açúcares adicionados através do leite materno.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Por que são muito comuns em bebês? Com o aparelho digestivo ainda em desenvolvimento, os bebês são alvos fáceis dos gases. Eles podem estar associados ao ar engolido, leite ingerido ou às fórmulas usadas para complementar a alimentação.

As mamães devem evitar alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Esses alimentos são pobres de nutrientes, cheios de açúcares e gorduras saturadas.

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Amamentar gasta muita energia e você deve repô-la consumindo alimentos e líquidos além do normal. É muito importante saber quais são as melhores opções para a dieta nesse período. O mais indicado é uma dieta variada, que inclua pães, cereais, frutas, legumes, verduras e derivados de leite e de carne.

“Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

O leite humano é um tecido vivo e dinâmico, como o sangue, ele vai tecer essa relação complexa entre mãe e bebê, não só provendo calorias mas também ajudando na maturação dos sistemas imunológico, nervoso, hormonal, emocional, neural...