Quem amamenta pode fazer tatuagem?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Especialistas não recomendam a prática durante o período de aleitamento materno. Isso porque existe um risco de contaminações de vírus e bactérias por meio da agulha, sem contar que a pigmentação é feita à base de metal, o que pode desencadear reações alérgicas.

Sim, é seguro pintar o cabelo durante a amamentação. Não, a tinta não será transferida para o seu leite ou para o bebê nesse processo. É claro que o processo de pintar os cabelos envolve o uso de química, e isso preocupa muitas famílias. A recomendação é de que a tintura utilizada não contenha o metal chumbo.

Pode isso? Pode colocar piercing enquanto a mãe está amamentando? A recomendação é que não seja colocado em região das mamas ou mamilos, pois nesse caso teremos riscos de processos inflamatórios e obstrução de ductos mamários (canais de saída do leite), o que atrapalharia a produção e a excreção do leite materno.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

Apesar do álcool causar uma inflamação no organismo, não há problemas em fazer tatuagem e consumir bebida alcoólica moderadamente, desde que você não abuse.

Há casos de tatuagens com aplicação de tinta preta que ficam verdes, e isso ocorre por conta da pigmentação da pele em contato com a tinta, e cabe ao tatuador reconhecer a melhor forma de cor para ser aplicada com um material de boa qualidade para que não ocorra nenhum problema no futuro.

A orientação é que ainda no primeiro dia você já comece a aplicar pomada cicatrizante sobre a tatuagem recém feita. Isso vai estimular a recuperação da pele e acelerar a cicatrização. Lavar o local com produto indicado é um dos cuidados com a tatuagem que você deve ter.

A composição dos corantes
Os corantes mais populares que são os componentes da tinta de tatuagem incluem compostos, tais como: TiO 2 (dióxido de titânio), BaSO 4 (sulfato de bário), Fe 3 O 4 (óxido de ferro, magnetita), FeO (óxido de ferro), HgS ( sulfureto de mercúrio) ou CdSe (seleneto de cádmio).

Colorações com chumbo e amônia na fórmula devem ser evitadas durante a amamentação. Não é novidade para ninguém a informação de que, durante a gravidez, o ideal é ficar longe de procedimentos químicos para não prejudicar o bebê.

O tempo médio de duração do puerpério é de 45 a 60 dias, mas para as mulheres que amamentam por mais de 6 meses esse período pode ser maior. É interessante saber que o puerpério é composto por três fases diferentes. O puerpério imediato começa logo no primeiro dia após o parto e segue até o 10º dia.

Nossa henna não possui chumbo, iodo nem amônia em sua composição, porém nós não aconselhamos o uso em gestantes/lactantes por tratar-se de um cosmético que contém outras substâncias e por sabermos que, durante o período de gestação o sistema imunológico das mulheres fica mais vulnerável.

Detalhes. Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê. Especialistas comentam sobre a saúde das unhas.

Tanto no caso de parto cesária quanto no parto normal, a mulher pode recorrer a procedimentos de depilação até mesmo no período da quarentena. O ideal é que a marca da cirurgia já esteja cicatrizada e que o profissional tenha especial cuidado nesta região, já que ela fica bastante sensível.

Uma curiosidade é que o banho de lua pode ser escolhido com a opção de pelos descoloridos ou não. Lembrando que esse processo de descoloração é contra indicação para gestantes com até seis meses de gestação, além de não ser liberado para mulheres que estão amamentando.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

De acordo com a ginecologista, alguns alimentos consumidos pela mãe podem afetar as próprias características do leite, como o cheiro e o sabor. “Alimentos com sabor forte, como alho, pimenta ou molho de soja, podem alterar o sabor do leite materno.