Quem amamenta e não menstrua pode tomar anticoncepcional?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

A pílula anticoncepcional durante a amamentação é segura e não faz mal para o bebê.

Assim, é aconselhável escolher outro método, o que nos leva à próxima questão. O segundo ponto é que as mulheres podem utilizar medicamento anticoncepcional durante o período de amamentação com segurança.

Quando devo iniciar a contracepção? Para aquelas mulheres que não amamentam ou que complementam a alimentação do bebê com fórmula, o ideal é o contraceptivo seja iniciado até a quarta semana após o parto. Já para aquelas que amamentam exclusivamente, a introdução pode ser adiada até cerca de seis semanas após o parto.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

A amamentação interrompe a mudança cíclica que se dá entre o útero e os ovários. Por outras palavras, a menstruação não deve ocorrer durante o período em que está a amamentar. Mesmo que não estivesse a amamentar, o tempo entre o parto e o primeiro período seria de cerca de 40 dias.

A data de retorno da menstruação não é uma regra e tudo depende de vários fatores. Mulheres que amamentam tendem a demorar mais tempo para menstruar, e podem ficar de 3 a 8 meses nesse estado caso amamentem exclusivamente. Já para as que não amamentam, a menstruação pode voltar ao normal após 2 a 3 meses.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Também não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Selene® não deve ser usado quando há suspeita de gravidez, durante a gestação ou durante a amamentação. Informe imediatamente ao seu médico se houver suspeita ou ocorrência de gravidez durante o uso do medicamento, ou se estiver amamentando. Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.

Isso significa que cerca de 9 em cada 100 mulheres correm o risco de engravidar em um ano de uso da pílula. Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Apesar de não ser necessário iniciar métodos contraceptivos antes de 3 a 4 semanas após o parto, pois não há ovulação neste período, é importante conversar precocemente sobre planejamento reprodutivo e orientar sobre os métodos contraceptivos ainda na maternidade ou na primeira consulta de puerpério.

Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente. As mães que praticam a amamentação exclusiva e em livre demanda são as que têm menos chances de engravidar.

Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue. Só com o maior espaçamento das mamadas e a consequente diminuição da ação hormonal é que a menstruação costuma reaparecer.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

A menstruação após o parto é irregular. Os níveis das hormonas estrogénio e progesterona diminuem de forma brusca nas horas seguintes ao parto. Esta diminuição pode desencadear uma depressão, da mesma forma que alterações hormonais a uma escala muito menor, por vezes, causam mudanças de humor pré-menstruais.

Se você tiver tido relações sexuais sem proteção e sua menstruação está atrasada, faça um teste de gravidez caseiro para descobrir se está grávida ou não.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Com o desmame, ocorrem alterações na composição do leite e nas glândulas mamárias. Durante um período de três meses depois do desmame, o volume de leite diminui para aproximadamente 67%, 40% e 20% do nível de base.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. De modo geral, o uso de Microvlar® durante a amamentação não é recomendado. Se desejar usar contraceptivo oral durante a amamentação, converse primeiramente com seu médico.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).