Quem ama não guarda rancor?

Perguntado por: emendes9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

Rancor: 7 características da pessoa rancorosa. O rancor. Esse sentimento que nos enche de dor, raiva e ressentimento, capaz de nos paralisar e enrugar o coração. Apesar disso, o importante é tornar essas emoções temporárias e dar lugar a outros sentimentos menos tóxicos.

O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Quem manifesta rancor para com outra pessoa costuma ser qualificada de rancorosa.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

De acordo com o Dicionário Houaiss, raiva, enquanto sentimento, é um «acesso de fúria; arrebatamento violento» ou «sentimento de irritação, agressividade, rancor e/ou frustração, motivados por aborrecimento, injustiça ou rejeição sofridas»; rancor é a «mágoa que se guarda de uma ofensa ou mal que se recebeu; ...

Escorpião

Escorpião é, sem nenhuma dúvida, o signo mais rancoroso do zodíaco. Todo mundo conhece ou, pelo menos, já ouviu falar na vingança escorpiana, que, muitas vezes, não deixa pedra sobre pedra.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Os 5 signos mais rancoroso do zodíaco

  1. 1 – Câncer. O signo de câncer é conhecido por ser altamente emocional e sensível. ...
  2. 2 – Capricórnio. Capricornianos são pessoas muito ambiciosas e trabalhadoras, mas também podem ser muito rancorosos. ...
  3. 3 – Escorpião. ...
  4. 4 – Leão. ...
  5. 5 – Peixes.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

O que fazer para curar uma mágoa? O perdão é a maneira mais eficaz de se tirar todo o veneno que as mágoas e os ressentimentos criaram em seu coração. Para perdoar alguém o primeiro passo é admitir para si mesmo a mágoa, mas não se deixar aprisionar.

Quando um homem não teme e não segue o que está nas escrituras, ele é sim um descrente e a partir do momento que esse homem agride sua esposa e fere toda a sua família, ele já abandonou seu lar há muito tempo.

Muitos não têm administrado seus lábios de modo a abençoar. Por isso, amaldiçoam. Salomão afirmou: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos” (Provérbios 10.20-21).

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

O primeiro deles é o sentimento de raiva contra a pessoa que a machucou. Ele é tão forte que impede até de ficar no mesmo lugar que ela. Esse sentimento não traz nada de bom e, ao crescer, dá outros frutos negativos. O segundo sinal, complementar ao primeiro, é evitar a pessoa o máximo possível.

O amor se transforma em ódio, mas o ódio não volta a ser amor. Porque já estragou, e uma vez que se decompôs, não tem mais jeito. A antipatia, a ojeriza, a aversão podem até abrandar, ou até mesmo, depois de tanta hostilidade, se cansar e deixar de ser ódio.

Quando sentimos raiva e não a trabalhamos psicologicamente, a raiva gera rancor, mágoa e até dor física, que podem levar a doenças como depressão e estresse, além de prejudicar os relacionamentos. A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.

O rancor é uma mágoa profunda, que faz aflorar sentimentos de raiva contida, é um ressentimento permanente.