Quem ama de verdade deixa ir?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Aprender a amar significa estar preparado para deixar ir, se assim tiver que ser. O medo de perder e a necessidade de posse são o contrário do amor. A grande dificuldade do deixar ir surge porque, quando amamos (um amor, um amigo, um familiar, um animal), não estamos preparados para passar por essa experiência.

Quando você deixa ir, você liberta sua mente de preocupações desnecessárias. Quando você está perdido em preocupação, é fácil confundir as suas preocupações com a realidade, em vez de reconhecer que elas são apenas pensamentos. Quando você deixa ir, você aprende mais sobre como a vida realmente funciona.

Por que é tão importante aprender a deixar ir embora? Porque a vida é tão mutável e oferece tantas coisas novas para se apegar a algo que não funciona. É se conformar com uma qualidade de vida que poderia melhorar se soubéssemos deixar que a vida fluísse naturalmente.

Ir embora com vontade de ficar é uma das coisas mais difíceis que existem. É como se o seu coração quase que implorasse para você dar uma nova chance, mas a sua cabeça não permite mais. É que ainda que você sinta vontade de pagar pra ver, de tentar de novo, você sabe, lá no fundo, que não deve mais fazer isso com você.

Ele vai te ouvir com TODA atenção
Muitas vezes as conversas entre casais são uma troca vazia de palavras em que os dois falam mas ninguém ouve o outro. Quem te ama de verdade vai ouvir o que você tem a dizer, será compreensivo e vai te ajudar a encontrar as respostas que você procura.

Quando se ama de verdade, pode demorar o tempo que for, mas permanecerá. O verdadeiro amor é paciente e sabe esperar. "Entenda: Quando uma pessoa te ama de verdade, ela não desiste de você nunca!" Vale em muito nossa integridade.

A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos.

Como desapegar de alguém – atitudes que vão fazer a diferença:

  1. 1) Cortar o contato.
  2. 2) Silenciar nas redes sociais.
  3. 3) Tire da sua vista tudo que lembra essa pessoa.
  4. 4) Avise as pessoas próximas a você sobre o que aconteceu.
  5. 5) Encontre-se com você
  6. 6) Respeite seu tempo.

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

A dificuldade de deixar ir pode ocorrer devido ao fato de que nossas ações, ao invés de nos ajudar, estão trabalhando contra nós. Não somos conscientes disto, mas muitas vezes as decisões que tomamos são nubladas por nossas emoções negativas. Estas nos fazem escolher os piores caminhos.

Quando falamos em 'deixar' ou 'desapegar', no sentido bíblico da própria palavra, não significa que não tenhamos mais de ligar para o pai e para a mãe, mas damos saltos de qualidade na vida quando desapegamos. Muitas vezes, apegamo-nos às “coisinhas bobas” e vamos juntando, acumulando coisas.

Se ama alguém deixe-o livre. Se voltar é seu; se não o fizer, nunca foi. Quando se está dentro de uma relação amorosa, as pessoas necessitam ter seu próprio espaço. Se queremos aprender a amar, primeiro devemos aprender a perdoar e deixar ir embora nossas feridas e doenças do passado.

Na psicologia, chamamos isso de apego e nem sempre ele é construído de forma positiva. Frequentemente, esse amar demais pode ser desencadeado por transtornos psíquicos tratáveis, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o Transtorno da Personalidade Borderline.

Desistir de um relacionamento ou de um emprego não é sinônimo de fracasso. Significa que você avaliou a situação e chegou à conclusão de que é mais saudável deixar ir e seguir por outro caminho. Quando uma porta se fecha, um ciclo se encerra. É preciso ter humildade para aceitar o fim e que a hora de desistir chegou.