Quem alimenta o rio Jordão?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O Jordão é alimentado pelo degelo das neves do Monte Hérmon e começa no extremo norte de Israel nas Fontes de Banias.

Mar Morto

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

22 expliquem a eles: Aqui Israel atravessou o Jordão em terra seca. 23 Pois o Senhor, o seu Deus, secou o Jordão perante vocês até que o tivessem atravessado. O Senhor, o seu Deus, fez com o Jordão como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado.

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

Tomar banho nele pode provocar vômitos e até doenças gradez, diz Ong. Por causa dos altos índices de poluição no caudaloso Rio Jordão, quatro vezes acima do permitido, os batismos no local podem ser proibidos até que os níveis de contaminação sejam reduzidos.

O Jordão é um importante rio do Oriente Médio.
Atravessa o lago Hulé e corre em direção ao mar da Galileia, desaguando no mar Morto. - Países que atravessa: Síria, Jordânia e Israel.

Por que não conseguimos mergulhar? A concentração de sal presente nas águas do Mar Morto é dez vezes maior que os oceanos e é classificado como o ponto mais baixo da face da terra. O alto grau de salinidade faz com que o mergulho seja impossível, fazendo com que qualquer um flutue em suas águas.

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

Introdução. O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.