Quem ajudou jesus a carregar a cruz?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

cireneu

Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes.

Ali, aos pés da cruz, tanto Maria quanto João perdiam.

João, o Evangelista

Identidade do Discípulo Amado
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então lhes disse: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.

Apóstolo de Jesus Cristo nascido na Galiléia, escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento, é o mais desconhecido dos apóstolos.

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

23 O governador, porém, disse: Pois que mal fez ele? E eles clamavam aainda mais, dizendo: Seja crucificado. 24 Então Pilatos, vendo que nada conseguia, antes o tumulto crescia, pegando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste ajusto; isso é convosco.

Não vendo crime algum a ser punido, Herodes devolveu-o a Pilatos. E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

No próximo dia 29 de julho, Marta, Maria e Lázaro, os três irmãos de Betânia descritos nos Evangelhos, serão lembrados juntos, pela primeira vez, como Santos.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 203, com 94 anos.

São Pedro

Humilde, pescador deixou sua mulher e família para seguir Jesus Cristo. Dia de São Paulo, o santo da conversão, também é comemorado neste domingo.

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

Tiago, filho de Zebedeu

Na literatura teológica, Tiago é comumente designado por Tiago I, para distingui-lo do outro apóstolo que leva o mesmo nome. Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a sofrer a morte violenta de um mártir, decapitado por ordem do rei Herodes Agripa.

André: Após ser martirizado e morto na Grécia. Tiago: Foi um dos primeiros apóstolos a morrer, foi assassinado por Herodes.

Mateus 4,18-22 relata como André ouviu a Palavra de Deus: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Assim como os outros apóstolos, André deixou imediatamente as redes e seguiu Jesus. Foi essa resposta rápida que permitiu que os apóstolos difundissem a Palavra, a boa notícia da salvação.

André já era discípulo de João Batista quando conheceu Jesus. Na segunda vez em que o Messias se apresentou no local dos batismos de João Batista, Jesus disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. No dia seguinte, fez o mesmo. A partir dessas palavras, João e André deixaram tudo para trás para seguir Jesus.

Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recrutar apóstolos para o Messias. No Novo testamento é sempre citado entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro. Santo André nasceu em Betsaida, às margens do lago de Genesaré, na Galileia.