Quem adorava Baal?

Perguntado por: emorais8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Deus venerado por muitas comunidades, também conhecido como Bol, Bel, Bal entre os povos da Antiguidade (vd. Mitologia da Mesopotâmia e da Pérsia), Belas para os latinos e Belus (Hércules ou Zeus) para os gregos, as suas características variavam mais ou menos segundo as tribos que o adoravam.

Os setenta filhos de Acabe são mortos — Jeú destrói a casa de Acabe e todos os adoradores de Baal, mas continua a adorar os bezerros de ouro em Betel e em Dã.

Relacionado com a fecundidade e associado muitas vezes a Ishtar, era venerado principalmente na Pérsia e na Mesopotâmia e as cerimónias tinham um carácter orgiástico. Aparece frequentemente mencionado na Bíblia. Em Canaã era muito venerado como deus do Trovão.

Foi ordenado a Gideão que derrubasse o altar de Baal (que era uma estátua usada pelo diabo para afastar as pessoas de Deus) que ficava na casa do pai dele (v. 25-26). Depois de derrubada a estátua (ídolo – explique), Gideão deveria oferecer um holocausto no mesmo lugar como oferta ao nosso Deus.

I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu.

Acab construiu um templo a Baal em Samaria, fez um altar para os sacrifícios e um monumento à deusa Achera. Por todas as suas ações, Acab irritou o Senhor, Deus de Israel, mais do que qualquer outro dos reis de Israel que o precederam.

' Elias lhes disse: 'Prendei os profetas de Baal; que nenhum deles escape! ' e eles os prenderam. Elias fê-los descer para perto da torrente do Quison e lá os degolou” (1Rs 18, 33-40).

O tabernáculo era sagrado para Israel, por ser o santuário de Jeová. Foi construído de acordo com um plano e especificações revelados (ver Êxodo 26–27). Era uma estrutura compacta e portátil que, embora não passasse de uma tenda, era feita dos materiais de maior valor e da melhor qualidade que as pessoas possuíam.

Os vossos olhos viram o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor; pois a todo homem que seguiu a Baal-Peor o SENHOR, vosso Deus, consumiu do vosso meio. Porém vós que permanecestes fiéis ao SENHOR, vosso Deus, todos, hoje, estais vivos.

Aserá, na maioria do tempo venerada sob o corpo de uma árvore, era, inicialmente, a parceira de YHWH, mas com o crescente desenvolvimento do javismo como religião de um deus masculino, transcendente e único, ela foi taxada como sua maior rival e inimiga (Ottermann, 2005: 48).

A principal divindade feminina dos fenícios, como Baal era o principal dos deuses. Assim como Baal foi identificado com o Sol, assim Astarote, ou Astarte, com os seus crescentes, o era com a Lua, simbolizada pela vaca. o culto desta deusa veio dos caldeus para os cananeus.

Baal e Aserá eram as principais divindades dos sidônios (1Rs 16.30 – 33). Aqui veremos sobre esses dois nomes. Baal era o deus do trovão, do raio e da fertilidade, e supostamente tinha poder sobre os fenômenos naturais. Baal era uma divindade cananita (1Rs 16.31).

Baal-Peor: significa “senhor do monte Peor”. Era cultuado pelos moabitas e pelos midianitas (Números 25:1-5; Deuteronômio 4:3; Salmos 106:28; Oséias 9:10).

Obediência. A primeira coisa que Deus ordenou que Gideão fizesse foi destruir o altar de Baal que pertencia a seu pai, ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá, e construir um altar ao Senhor no topo da elevação. Gideão fez tudo isso pela noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade.

Conseqüentemente, Números 25 conta-nos sobre a praga final que matou muitos israelitas antes que o acampamento de Israel entrasse na terra prometida. Essa praga caiu sobre eles por causa de seus atos imorais com as mulheres moabitas.No final da praga, quase todos os que saíram adultos do Egito estavam mortos.

O Templo de Baal-Shamin foi um antigo templo da era romana, construído na cidade de Palmira, na Síria, dedicado à divindade cananeia Baal-Shamin. A construção do templo é datada de meados do século II a.C.. Foi reconstruído no ano 131 d.C., enquanto o altar do tempo é datado de 115.

Etbaal I é um rei citado no Antigo Testamento como sendo pai de Jezabel, mulher do rei Acabe. Ele era filho de Airã, rei de Biblos. Seu nome, assim como o nome de vários fenícios e cartagineses, continha o nome do deus Baal; A palavra "Etbaal" significa com Baal.

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.

os 450 profetas de Baal que estavam presentes deveriam matar um dos novilhos, montar um altar e depois clamar para que Baal ascendesse fogo para consumir o novilho. Elias faria a mesma coisa com o outro novilho, mas clamaria ao Senhor Deus de Israel para mandar fogo.