Quem acorda A Bela Adormecida?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

No livro infantojuvenil A Bela e a Adormecida, Aurora, a protagonista não é resgatada por um príncipe – quem a acorda do sono com um beijo é Branca de Neve.

Narrativas que durante décadas foram naturalizadas não são mais toleradas. No caso de "A Bela Adormecida", o ponto mais sensível é o beijo do príncipe Philip em Aurora, enquanto ela está desacordada.

A princesa dorme por 100 anos. Ela cai em cima de uma cama dentro da torre, onde ela encontra a velha que estava ocupada girando a roca. O feitiço do sono se espalha sobre o castelo e todos dentro adormecem.

Ela desperta e acaba casando com o príncipe; seus filhos recebem os nomes "Sol" e "Lua".

Aurora é a primeira filha de Scooby com Cintia. Porém, o influenciador tem mais outros três filhos: Dom, de 10, e dos gêmeos, Bem e Liz, de 7, frutos de um relacionamento com Luana Piovani.

Madri - A maldade por excelência das histórias infantis se personifica em "Malévola", uma fada traída e que atua movida pela dor, muito afastada da rancorosa bruxa de "A Bela Adormecida", um dos contos mais adaptados para o cinema e que agora chega com uma impressionante Angelina Jolie como protagonista.

Felizmente, Primavera ainda não tinha feito o seu dom para Aurora, e usou seus poderes para mudar a maldição de Malévola: Aurora não morrer para picar a roda, mas apenas cair em um sono profundo, e simplesmente acordar com o primeiro beijo de amor.

1) Malévola chamava a princesa Aurora de Praga.

No entanto, faltava ainda uma das outras fadas para expressar seu desejo e, embora não fosse capaz de eliminar totalmente a maldição, consegue transformar o feitiço, fazendo com que a princesa, ao furar o seu dedo, ao invés de morrer caísse em um sono profundo por 100 anos junto com todo o reino.

Na adaptação da Disney para o conto de fadas alemão, o príncipe encantado corre para encontrar Branca de Neve e percebe que interrompeu o funeral da princesa. Ele pede que os anões abram o caixão, se abaixa e beija a princesa, que acorda, se libertando da maldição.

Só que Malévola era de fato mãe da Aurora, de acordo com Malévola, nos dias que ela ficou perdida depois de se transformar em dragão e destruir toda a terra das fadas, ela se escondeu em uma floresta e lá ela aprendeu uma grande magia, onde ela aprendeu a criar uma filha, só que para ela criar essa filha ela deveria ...

Nesse sentido, o melodrama em Aurora serve para romantizar, através da forma, uma relação abusiva, e para culpabilizar a figura feminina femme fatale e demonstrando a misoginia dos anos 1920.

18 minutos

Protagonista em 18 minutos
Apesar de ser a personagem principal, a princesa Aurora aparece em cena apenas por 18 minutos.

Na infância, Malévola pôs uma maldição sobre ela, anunciando que, em seu décimo sexto aniversário, Aurora iria picar o dedo no fuso de uma roca e morrerá.

Moral da história da Bela Adormecida
A lição aqui é demonstrar as consequências da inveja, que pode levar ao desejo de vingança.

Na história real, o escritor francês se inspirou em “Sol, Lua e Tália”, trama lançada em 1634 pelo autor italiano Giambattista Basile. Nela, a princesa, chamada Tália, cai “morta” quando uma farpa de linho entra sob sua unha e sua família a deixa em um palácio sozinha.

Branca de Neve e os Sete Anões

Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões, 1937)
Na história, a rainha, que é a madrasta dela, quer matá-la após escutar do Espelho Mágico que a Branca de Neve (14 anos) é a mulher mais bonita do mundo.

CINDERELA
Também bela, pura e bondosa, ela submetida pela madrasta a uma rotina de servidão e humilhações, e aceita o sofrimento com doçura. Mais uma vez, a princesa tem uma atitude passiva diante dos problemas, mas desta vez é a Fada Madrinha quem traz a salvação, num passe de mágica.

Tiana (A Princesa e o Sapo)

1 - Tiana (A Princesa e o Sapo) “A Tiana é uma mulher interessada na sua carreira o que quer dizer o seguinte: a) sabe como gerir um negócio e b) sabe que tem que estar sempre actualizada. Sim, é um génio da culinária mas também é esperta e tem uma habilidade inigualável para passar a perna aos outros.”

Em 2014, conhecemos a verdadeira história de Malévola: a vilã se tornou vingativa depois de passar por uma grande traição e, por isso, acabou amaldiçoando a pequena Aurora. A jovem seria destinada a ficar em sono profundo até receber um beijo de amor verdadeiro — como mostra a animação da Disney de A Bela Adormecida.

Malévola é com certeza a vilã mais poderosa da Disney.