Quem acendeu o fogo do altar?

Perguntado por: idias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Deus acendeu o fogo no altar de bronze (Lv 9.24) e os sacerdotes estavam encarregados de garantir que essas chamas nunca se apagassem. Quando interpretamos a lei do holocausto, à luz do ensino do Novo Testamento, apreendemos que: O sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi definitivo, perfeito e eficaz.

O fogo é o elemento indispensável no Altar. O nosso coração é o Altar de Deus. A lenha queimando é o fervor, dedicação, entusiasmo, oração.

Na liturgia do altar o fogo era um elemento indispensável e altar sem fogo era altar em ruínas. O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim! Seja este hino a nossa súplica hoje.

A brasa foi tirada no altar de Deus, lugar onde Deus habita. O fogo representava o poder infinito e a presença eterna de Deus no tempo do Antigo Testamento. O fogo do altar era mantido dia e noite acesso e dali se retirava fogo para os holocaustos.

Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

O fogo tem a função de queimar aquilo que não tem utilidade, mas ele também tem a missão de incendiar, de levantar o ânimo que há dentro de nós que, muitas vezes, está apagado pelas circunstâncias da vida.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

O sacerdote retirava as cinzas do altar para que estivesse renovado para um novo sacrifício.

É excelente para manter o calor e potencializar o fogo, pois acende com facilidade. Como já citamos em outros textos aqui, a defumação das carnes faz parte do nosso assado. E para isso buscamos árvores frutíferas, como laranjeira, por exemplo, que é a que mais utilizamos.

Descer a lenha (ou meter o pau): falar mal de alguém ou de alguma coisa.

Você precisa colocar sua mão na cabeça do animal sacrificado e depois matá-lo pessoalmente. (Ver vv. 4–5.) O sacrifício é completamente queimado pelo fogo.

Ao tentar manter um fogo que está quase apagando, coloque um pouco de madeira conífera para aumentar o tamanho da chama em instantes. A de lei leva mais tempo para acender, mas dura muito mais tempo e queima com muita mais força.

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e nações.

Significado de Brasa
substantivo feminino Carvão ardente, mas sem chama. [Por Extensão] O que está muito quente, escaldando. [Por Extensão] Queimação; dor intensa, que queima. [Por Extensão] Ardor; desejo excessivo e ardente: a brasa da paixão.