Quem abre o corpo no IML?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um médico-legista abre e analisa os órgãos de três cavidades do corpo: crânio, tórax e abdome, para descobrir as circunstâncias e as causas da morte.

O delegado de Polícia deve comparecer e emite a requisição para o acionamento da Politec. Nestes casos, o familiar precisa somente apresentar um documento oficial da vítima até o IML para a identificação oficial da vítima'', explica o Diretor Metropolitano de Medicina Legal, Eduardo Andraus Filho.

A necropsia é realizada no Instituto Médico Legal (IML) por um médico legista, profissional altamente capacitado para avaliar de forma completa o estado do corpo.

O processo de liberação de um corpo no Instituto Médico Legal (IML) depende de diversos fatores. Considerando a emissão de laudos e a avaliação da investigação policial, a liberação do corpo para a família pode demorar meses.

Não raras vezes, o Delegado de Polícia é procurado para intervir em atos de traslado de cadáver de morte natural e de declaração de óbito para fins registrais e de sepultamento, mesmo na ausência desta atribuição para o seu cargo no art.

2) Putrefação
Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

Se o corpo for aberto, retiram-se os órgãos internos. Esses são colocados em uma solução por algumas horas e depois recolocados no cadáver envolvidos em um plástico. O objetivo é evitar que líquidos e gases escapem, pois podem ser prejudiciais aos presentes no velório.

O salário médio nacional de Técnico De Necropsia é de R$3.146 em Brasil.

Liberação dos corpos
A liberação do corpo apenas pelo reconhecimento da família está proibida por Lei. Os familiares que podem liberar o corpo são os parentes de 1º grau, como pai, mãe, irmão ou irmã, filho ou filha, além de cônjuge, esposo ou esposa.

Morte suspeita: aquela em que suas circunstâncias e sinais externos não são capazes de definir se a morte foi natural ou violenta – necessário relatório médico, pericial ou policial descrevendo as justificativas de enquadramento como morte suspeita ou morte natural.

O velório é de no máximo 24 horas, segundo orientação da Vigilância Sanitária. Caso a família deseje, o velório pode ser feito com interrupção durante o período da madrugada, compreendido entre a 0 até 6 horas.

O auxiliar de necropsia trabalha ao lado de médicos legistas em organizações como o IML (Instituto Médico Legal), hospitais e laboratórios. De modo geral, ele auxilia o médico responsável em processos de necropsia ou autópsia, exame de um cadáver para verificar a causa e como ocorreu a morte.

Embora não exista uma graduação em Necropsia, aqueles que desejam investir em uma formação direta, de curta duração e iniciar a carreira o quanto antes, podem optar pelo curso Técnico em Necropsia ou curso Profissionalizante em Necropsia Forense.

Família reconhece o corpo e, logo em seguida, o cadáver tem seu peso aferido e é lavado com sabão e água; a necropsia começa com análise externa do corpo. Com isso, são identificados possíveis furos de bala ou outras lesões; as três cavidades citadas são abertas para um exame detalhado e interno.

Uma autópsia em uma empresa particular pode custar mais de US$ 10 mil e os planos de saúde não oferecem cobertura para esse serviço, mas muitas famílias acreditam que saber a verdade compensa o valor gasto.

AUTÓPSIA = Exame em corpo vivo. NECRÓPSIA = Exame em corpo morto. Exemplo de uso da palavra Autópsia: Você mesmo pode fazer autópsia nos seus seios para se prevenir do câncer de mama.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

Sem essa preparação, dificilmente seria possível velar nossos falecidos, porque haveria um risco maior de contaminação das pessoas ao redor, além de que seria preciso lidar com os odores desagradáveis e também a aparência do falecido após horas da morte.