Quem a Puma patrocina no Brasil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Empresa alemã tem contrato de exclusividade com o Palmeiras no Brasil, mas se animou com possibilidade de 'tomar' mais um clube de sua principal rival no mercado.

Palmeiras: A Puma paga R$ 22,5 milhões ao clube, além de royalties.

A Puma iniciou o processo de aproximação com o Tricolor, o que seria uma negociação normal para ambas as partes se não fosse um pequeno detalhe: a também multinacional alemã tem desde 2019 contrato de exclusividade em território brasileiro com o rival Palmeiras. E o acordo vai até o final de 2024.

A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.

Camisa 10 do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, Neymar trocou o patrocínio que tinha com a Nike pela Puma —em agosto de 2020, o atleta rompeu com a americana alegando falta de acordo sobre valores para uma renovação. Já são 50 jogos usando chuteiras da marca alemã.

Em Portugal, patrocina a Seleção Portuguesa de Futebol e as equipes do Sporting, Estoril Praia, Marítimo, Rio Ave e Santa Clara. Também patrocina os clubes brasileiros: Corinthians, Red Bull Bragantino, além da Seleção Brasileira de Futebol.

Valores pagos
O valor mínimo que a Puma paga é o de R$ 22,5 milhões por ano, além de lucros com vendas. Com a Adidas, o Alviverde recebia cerca de R$ 20 milhões – no total, a vantagem chega a 10% em relação ao contrato anterior. Os R$ 22,5 milhões são separados em: R$ 14 milhões em dinheiro e R$ 8 milhões em materiais.

A marca também patrocina alguns dos principais clubes do mundo, como Manchester United, Arsenal, Real Madrid, Juventus e Bayern de Munique.

Pelo novo compromisso, o clube prevê receber R$ 75 milhões no primeiro ano, enquanto receberia R$ 40 milhões pelos termos anteriores. O acordo do Flamengo com a Adidas iria até 2023. O novo contrato foi feito retroativo para substituir o anterior, iniciando em abril de 2021 e se encerrando em 2025.

O acordo começou em 2018 e só termina em dezembro de 2023. O tricolor do Morumbi tem garantia de R$ 15 milhões anuais pelo patrocínio e ainda 26% de royalties em cima de cada item do material esportivo vendido.

A Nike combinou o pagamento de R$ 25 milhões em luvas pela assinatura do novo contrato.

Pelo contrato então em vigor, o Palmeiras recebia aproximadamente R$ 20 milhões/ano da fornecedora.

No atual contrato, o Inter recebe 27% na participação das vendas de produtos.

Foram cerca de R$ 65 milhões que correspondem ao que seria pago pela Crefisa pelo patrocínio de julho de 2022 a junho de 2023, valores que já entraram no caixa palmeirense.

Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma. Marcas de e-commerce, que têm forte relação com o mercado esportivo, alcançaram posições de destaque no ranking do BCG. É o caso da Zalando, plataforma alemã que se dedica à venda de artigos de moda, beleza e calçados.

Em março de 2018, o Palmeiras anunciou a troca de fornecedor de material esportivo. Na ocasião, o clube optou em deixar a Adidas de lado e acertou uma parceria com a Puma, que segue até hoje na instituição.

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