Quem a Padroeira do Brasil?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

12 de Outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) e das Crianças. A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história.

Última atualização em 10 de outubro de 2022 às, 13h23. Na próxima quarta-feira, 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma data para lembrar da importância da que é considerada a padroeira do Brasil. Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica.

Em 1930, o Papa Pio XI a elevou a Basílica, declarando Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Em 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil, sob a Invocação de Aparecida.

Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio. Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745.

e naquele momento. Maria da Conceição olhou para cima e viu dentro de uma cavidade na pedra na rocha uma mulher muito bonita e segurava uma criança no colo e ela disse olha para lá uma. santa e Maria da Luz também.

João Alves jogou a rede de novo. Dessa vez, veio a cabeça da imagem, que os três identificaram como sendo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Logo após a realização do Congresso Mariano de 1929, por empenho do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário de Aparecida, Padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos presentes no congresso pediram ao Papa Pio XI que proclamasse Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus. É a padroeira do Brasil.

A importância de invocar a Santíssima Virgem Maria
Todos esses nomes dizem respeito a uma pessoa, que é a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo. Desde os primórdios da Igreja Católica, a devoção a Virgem Maria, sob seus diversos títulos, ajuda-nos a perseverar na fé e combater as heresias.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Santa Maria

Fato é que desta gravidez nasceria Jesus, o pilar fundador do cristianismo. Mas por que a tradição católica não rende a essa mulher apenas o título de Santa Maria, e são tantas as representações dela pelo mundo? "Os nomes dedicados a Nossa Senhora dependem muito da forma como ela apareceu.

São Pedro de Alcântara

São Pedro de Alcântara / Foto: Wikipédia (Domínio público)
Com um decreto do papa Pio XI, de 1930, Nossa Senhora Aparecida se tornou padroeira do Brasil, porém, antes disso, já em 1826, o papa Leão XII havia declarado padroeiro do país são Pedro de Alcântara, santo que é celebrado hoje (19).

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

No dia 24 de outubro, às 20h, o Presidente Jair Messias Bolsonaro realizou, na Capela do Palácio do Alvorada, o Ato de Consagração do Brasil a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, voltou a ter caráter religioso em 2016, após período em que foi utilizada como escritório.

A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada. Muitas pessoas têm a crença de que uma representação de santo quebrada pode trazer má sorte.

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados.

Trata-se da Festa da Assunção de Maria, o dia em que, segundo a tradição católica, Nossa Senhora, a mãe de Jesus, teria subido aos céus de corpo e alma — uma morte incorruptível, segundo a crença.

Foto: Bruno Carachesti / Agência ParáNa véspera da Grande Procissão, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce do Glória do Altar-Mor da Basílica Santuário de Nazaré e durante a quadra nazarena fica mais próxima dos fiéis.

Ouça a entrevista com Bell Kranz! No Brasil, existem mais de 1.000 devoções à Nossa Senhora, que surgiram por meio de aparições da santa, ou de dogmas definidos pela Igreja.

A primeira aparição da Virgem, segundo o site, é de Nossa Senhora do Pilar de Zaragoza, na Espanha. Ela apareceu ao Apóstolo Santiago – Tiago, o Maior, às margens do rio Ebro, nos anos 40 d.C.