Que zona e Morro Doce?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Morro Doce é um bairro periférico localizado na zona noroeste da cidade de São Paulo. Marcado pelas lutas de moradores, sobretudo mulheres, por melhorias habitacionais, o bairro abriga hoje cerca de 65 mil habitantes.

Morro Doce / SP
Leva esse nome porque seus primeiros habitantes cultivavam cana-de-açúcar e produziam cachaça em alambiques. Hoje, com mais de 30 mil habitantes, está em constante crescimento. Localiza-se no início da Rodovia Anhangüera, tendo fácil acesso tanto para bairros maiores da capital como para o interior.

Sim, a distância aproximada de São Paulo para Morro Doce é 27 km. E demora aproximadamente 23 min de São Paulo para Morro Doce de carro.

18 de julho de 1993

Através da Lei 1995 de 18 de julho de 1993, a Rocinha foi transformada em bairro.

É DESCONHECIDA a época em que se iniciou o povoamento do Município. Sabe-se que, quando irrompeu a Balaiada, em 1839, já existiam, na localidade, 30 casas e um armazém.

A sua localização no alto de um morro tinha uma função estratégica, possibilitando uma vista panorâmica do mar que ajudava a prevenir possíveis ataques inimigos.

Assim são propostas: a Praça do Cinema, que poderá ter projeções; a Praça de Exposição, aonde será exposta a origem do parque e os riscos aos quais está submetido; a Praça do Futebol; a Praça do Anfiteatro, a Praça das Crianças, com brinquedos variados, a Praça dos Jogos; a Praça da Ginástica, com os equipamentos ...

Os Correios e outros sites oferecem a consulta de CEPs através do Google. Para descobrir essa informação, acesse o buscador, digite o nome do logradouro seguido da palavra "CEP" (exemplo: Avenida Paulista CEP") e pesquise. A página seguinte mostrará o CEP do local.

Cep 39401-

Cep 39401-

Sua ocupação tem início datado de 1921, a partir do processo de demolição do Morro do Castelo, no Centro do Rio de Janeiro. A população que vivia naquele local se viu obrigada a migrar para outras regiões da cidade e a região que hoje é o Morro do Borel foi uma das que mais recebeu moradores.

O nome Borel é uma referência a uma antiga marca de cigarros da Souza Cruz, cuja fábrica funcionava no mesmo morro onde existe a favela. O desenho que vinha estampado nos maços do Borel, um pavão, tornou-se depois símbolo da “Unidos da Tijuca”, uma das escolas de samba mais tradicionais do bairro.

O nome é uma homenagem à Madre Maria dos Prazeres, que realizou missas na base da colina, uma área onde antes era uma capela.

Visitantes a Morro de São Paulo têm que pagar R$ 30 como taxa de visitação. É a TUPA, ou Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago. Visitantes até 5 anos e acima de 60 anos estão isentos da taxa. Estudantes e portadores de necessidades especiais pagam meia, R$ 15.

2 dias

Veja nossa recomendação de quantos dias em Morro de São Paulo são necessários para aproveitar a ilha, e nossa análise de Morro de São Paulo como bate-volta (ou day-use, como é chamado pelas agências). A Bóia recomenda: Para dar tempo de se recuperar da viagem, fique pelo menos 2 dias.

detalhe da linha

DiasPonto InicialPonto Final
Segunda a sexta04:00-23:0505:00-00:10
Sábado04:05-23:0005:10-00:10
Domingo/Feriado04:40-22:4505:45-23:55

Johnny Bravo assumiu o tráfico na Rocinha após a guerra pelo controle da favela entre "Nem", ex-chefe do tráfico da região, e Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, em 2017.

Chama-se Laboriaux, a localidade mais alta da Rocinha com cerca de 4 mil habitantes. A Vila Laboriaux surgiu na década de 80 através da remoção de moradores da parte baixa da Rocinha, antigo Campo Esperança, onde hoje é a região da Raiz e Valão. Foram erguidas aproximadamente 75 casas para realocar os moradores.