Que vitamina tomar para sono?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Os Melhores Suplementos Alimentares Para o Sono
5-HTP. L-teanina. Magnésio. Valeriana.

Vitamina B6 (piridoxina)
Juntamente com as vitaminas B12 e B9, a B6 ajuda a regular os níveis de homocisteína (associada com a doença cardíaca). A piridoxina é uma significativa participante nos padrões do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina.

Mas, você sabia que a sonolência em excesso pode significar falta de Vitamina D no organismo? Além de contribuir para alterações de humor, o sono em excesso pode ser bem mais prejudicial para a saúde.

7 dicas para manter o sono em dia durante a quarentena

  1. Crie e siga novas rotinas.
  2. Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  4. Não coma logo antes de deitar.
  5. Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos durante o dia.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

Ossos mais fracos
As consequências de uma deficiência são hiperparatireoidismo secundário e perda óssea, levando a osteoporose e fraturas. Dores nos ossos e nas articulações podem ser um sinal de que seu corpo sofre com a falta de vitamina D.

Complexo B dá sono? Não há evidências de que o complexo B possa causar sonolência.

O importante é a regularidade no consumo dos suplementos alimentares. Em muitos casos, comer algo gorduroso também ajuda na absorção.

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar.

Conheça o Magnésio Dimalato: o melhor para insônia
O magnésio dimalato está ligado ao ácido málico, que tem função importante no ciclo de Krebs e na produção de energia. A substância atua no organismo de diversas formas, desde a prevenção da osteoporose, até na redução e controle dos níveis de ansiedade e estresse[1].

A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono. Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

ácido fólico

A vitamina B9 ou ácido fólico (nome da versão sintética) é indispensável para a multiplicação celular e processos metabólicos. Falando especificamente da disposição, essa vitamina é fundamental para a produção da serotonina, um neurotransmissor conhecido como hormônio da felicidade por sua ação no humor e bem-estar.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A vitamina B12, por exemplo, previne a degeneração das células e auxilia a manter o metabolismo nervoso. Assim, quantidades insuficientes do nutriente em nosso organismo podem provocar problemas para a saúde, desde anemias e danos neurológicos até outras complicações.

Em curto prazo, a privação do sono pode causar dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

O Conselho Federal de Farmácia faz um alerta sobre os perigos da automedicação. Segundo o conselho, usar um medicamento por conta própria ou por indicação de um familiar, amigo ou conhecido não é adequado e deve ser evitado.

Como aumentar a ingestão de vitamina D? Os raios solares são a melhor e mais fácil fórmula para absorção de vitamina D. O tempo médio de exposição ao sol para pessoas de pele clara é de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.