Que vitamina aumenta o ferro?

Perguntado por: nmarques2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

vitamina C

Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.

Aumentar a absorção com vitamina C: A vitamina C aumenta a absorção de ferro. Consuma alimentos ricos em vitamina C ou um suplemento de vitamina C junto com o ferro.

Posso dar para meu bebê vitamina D (addera d3) e ferro juntos? (Mesma colher) Sim.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos.

Figo, uva passa, pêssego e damasco seco farão a diferença em sua alimentação. As frutas secas possuem diversos nutrientes e a cada 100g, podem ter em média 2,5mg de ferro.

Como aumentar a ferritina
Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro. Além disso, a carne vermelha também fornece Vitamina B12 que é fundamental para a produção de células e trabalha em parceria com o ferro.

No caso da ferritina baixa, o tratamento consiste na reposição de ferro. Isso pode ser feito por via oral, com a administração de suplementos, ou por meio de infusões endovenosas.

A combinação do Ferro junto das Vitaminas B9 e B12 é uma ótima sugestão de suplementação para quem quer cuidar da saúde cardiovascular. O ferro é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético.

Medicamentos

  • Combiron.
  • Combiron fólico.
  • Ferronil.
  • Hemax Eritron.
  • Hemogenin.
  • Neutrofer.
  • Noripurum EV.
  • Noripurum fólico.

Frutas como limão, tangerina, laranja, morango, abacaxi, caju, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, o que ajuda a aumentar a absorção de ferro nos alimentos.

Os comprimidos de ferro geralmente não devem ser tomados com alimentos, certos antibióticos, chá, café, suplementos de cálcio ou leite.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).

A Vitamina C aumenta a absorção do ferro para prevenção de anemia. O Ferro é superimportante para nosso organismo, pois combinado com a hemoglobina nas hemácias, aumenta em 65 vezes a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Sendo assim, é essencial para essa função, para a síntese de DNA e metabolismo energético.

Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais. O problema é que nem todo ferro ingerido está na forma que você é capaz de absorver.

A reposição pode ser realizada com a administração de 2 ampolas (200 mg de Ferro) em 200 mL de soro fisiológico, em um tempo de infusão mínimo de 30 minutos, 2 a 3x/semana, com intervalo mínimo de 48 horas entre as aplicações.

Suco de acerola, laranja e linhaça
Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.