Que verbos escolhidos para os discursos direto e indireto?

Perguntado por: imendes7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Normalmente, no discurso indireto utilizamos o tempo verbal imediatamente anterior àquele empregado no discurso direto: She said, "I am tired." = She said that she was tired.

Quanto ao foco narrativo
Se queremos passar do Discurso Direto para o Indireto, teremos: A primeira pessoa passa para a terceira; Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”; Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. Nesse tipo de discurso as falas dos personagens e do narrador podem ser confundidas quando não existirem marcas para mostrar a mudança do discurso.

No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Tipos de Discurso: Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre? - YouTube.

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.