Que verbos de elocução são utilizados para introduzir essas falas?

Perguntado por: malvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar.

Verbos de elocução (ou dicendi) são aqueles que introduzem ou anunciam uma fala. Alguns exemplos são: falar, perguntar, afirmar, responder, entre outros.

Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso directo.

São chamados de "verbos de elocução", a saber: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros. Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas. Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada.

Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.

Os verbos dicendi explicam o ato oral realizado de forma direta e objetiva: dizer, perguntar, responder, concordar. Já os verbos sentiendi o fazem ao mesmo tempo que exprimem emoções (ex.: lamentar, gemer, gaguejar, rir).

Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.

Resposta. Resposta: Criador, conta,alimentam, imaginação, alternativos.

substantivo feminino Ação ou efeito de demonstrar um pensamento (ou opinião) através da utilização de palavras. P. met. A demonstração da enunciação desse pensamento: uma ótima elocução acerca do comunismo.

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.