Que turno e diurno?

Perguntado por: lneves7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Diurno é compreendido o período do dia entre o nascer do sol e o pôr do sol. Noturno é referente à noite, ou seja, o período do dia entre o pôr do sol e o nascer do sol.

Que acontece durante o período de 24 horas (um dia e uma noite); diurnal.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite). Vespertino é o período intermediário entre matutino e noturno.

Matutino é o período relativo à manhã, que abrange desde o amanhecer até o meio dia. Este é um adjetivo usado para caracterizar um fenômeno ou acontecimento que ocorre pela manhã, como um casamento, como o orvalho, ou como um jornal que é vendido no período da manhã (jornal matutino).

Nesse caso, teoricamente, os alunos estudam o dia inteiro, no período que seria equivalente ao curso matutino, ao curso vespertino ou ao curso noturno, em alguns casos. Ou seja, as aulas se iniciam pela manhã e se estendem até o fim do dia.

O que significa matutino? O período matutino começa com o nascer do Sol e vai até o meio-dia. Comumente chamado de “manhã”, o período marca o horário em que a maioria das pessoas acorda e começa suas atividades do dia a dia, como trabalhar ou estudar.

Algumas pessoas vão dizer, entre 8 e 10 da manhã. E, no outro extremo, algumas pessoas vão dizer: entre 20:00 a 22:00 (ou até mais, entre meia noite e duas). Para classificar estes dois tipos de ritmos biológicos, chamamos a pessoa produtiva pela manhã de diurna e a pessoa produtiva no período da noite de noturna.

Que se faz de noite. Que anda de noite.

Segundo o "Dicionário de Cinema" de Jean Mitry, por exemplo, cena é "o conjunto de planos situados num mesmo local ou num mesmo cenário, e que se desenrolam dentro de um tempo determinado". Portanto, em cinema, uma cena é um trecho de filme com unidade de tempo e de espaço.

Turnos rotativos de 8 horas (três turnos)
Empresas que fazem a opção da divisão de seus funcionários em três turnos de trabalho distintos acabam girando todos os colaboradores a cada 8 horas. Os três turnos equivalem aos três diferentes períodos do dia: matutino, vespertino e noturno.

Um curso diurno utilizará os horários do dia, excluindo os da noite. Desta forma, é bastante possível que o cronograma esteja distribuído entre 8h e 18h, com devidos intervalos. Cursos integrais poderão oferecer aulas e disciplinas de manhã, de tarde e de noite, comprometendo vários dos horários do estudante.

Vespertino se refere ao período da tarde, que vai, normalmente, do meio-dia até às dezoito horas. É usado para caracterizar o que acontece nesse horário.

Matutino se refere ao período da manhã. Vespertino se refere ao período da tarde. Tanto o horário matutino como o horário vespertino fazem parte do período diurno, ou seja, do período em que está dia, havendo a presença da luz solar.

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

Noite e dia têm as suas fases. "De manhã cedo", "a meio da manhã", "ao meio-dia", "a seguir ao almoço", "no princípio da tarde", "à hora do lanche", "à tardinha", "ao final do dia". Assim, também: "ao entardecer", "ao escurecer", "ao cair da noite", "no princípio da noite", "quando vai alta a noite".

Ritmos Biológicos
os indivíduos que dormem até tarde e só se sentem dispostos após o almoço, com o máximo de eficiência ao entardecer, são classificados como pessoas do tipo vespertino.

O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.

Período que você tem mais concentração
Para os alunos que têm mais energia no início do dia, estudar de manhã pode funcionar melhor, quando o cérebro é mais capaz de se concentrar. Os alunos que vão para a faculdade durante o dia se beneficiam de uma mente revigorada após uma boa noite de sono.