Que tudo que for plantado não pode causar dano ao vizinho?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Porém, deve-se respeitar um princípio: “que tudo que for plantado não pode causar dano ao vizinho”, as árvores que causam o dano, devem ser cortadas imediatamente.

As árvores naturalmente crescem e, quando estão em calçadas, acabam por danificar o caminho dos pedestres. Mas veja só a situação: Se um pedestre tropeça e cai na calçada, a responsabilidade é do dono da casa. Entretanto, se o dono da casa quiser cortar arrancar a árvore, ele pode responder por crime ambiental.

Isso porque se ela for destrutiva, pode quebrar calçadas e encanamentos das residências. Segundo Assucena Tupiassu, bióloga e chefe do Depav, árvores plantadas incorretamente podem prejudicar a passagem dos pedestres nas calçadas e até mesmo causar o rompimento dos fios da rede de energia elétrica.

Caso esse seja o seu problema, o melhor a fazer juntar a associação de moradores para realizar uma reclamação formal junto à Prefeitura, contando com a assinatura de todos os vizinhos que estão se sentido lesados pela situação.

É necessário ter algum cuidado para não plantar perto de casa uma árvore que medirá mais de 6 metros quando atingir a idade adulta. O espaço ideal é deixar cerca de 10 metros entre o tronco e a parede ou muro.

Espaçamento e plantio
De maneira geral, recomenda-se os espaçamentos de 1,00 x 1,00 m, em fileiras simples, e 2,00 x 0,60 x 0,60 m, em fileiras duplas. Em solos mais férteis deve-se aumentar a distância entre fileiras simples para 1,20m.

Ou seja, qualquer um pode plantar árvores em via pública, desde que elas sejam adequadas ao ambiente urbano.

Vaso de flor não deve ser colocado na calçada.

Em áreas particulares é de responsabilidade do proprietário mediante autorização da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, e em áreas públicas sobre a competência das Secretarias de Meio Ambiente (solicitação /requerimento) e de Obras (execução do corte/poda).

Trepadeiras de folhagens: unha-de-gato, jiboia, hera e costela-de-adão; Plantas para jardim vertical: samambaias, orquídeas (espécies de sol), aspargo pendente, russélia, barba-de-serpente; Plantas para canteiros: palmeias, ave-do-paraíso, filodendro, hortênsia, agapanto, camarão amarelo, buxinho ornamental.

Jabuticaba: é a espécie preferida de muitos paisagistas como árvore frutífera para calçada pois é muito bela e seu fruto muito apreciado.

Não deixar uma área permeável ao redor da planta e sob a copa para efetuar a rega ou mesmo adubação posteriormente. Plantar árvores de porte grande em locais ao qual o ideal seria as de porte pequeno ou médio.

Sim, um vizinho pode ser processado no caso de desrespeito à lei do silêncio – mas isso é indicado apenas em casos muito extremos. Isso porque existem muitas outras medidas que podem ser tomadas antes de chegar a esse ponto.

4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos

  1. Tente resolver os problemas apenas com uma boa conversa. ...
  2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos. ...
  3. Faça um segundo pedido por escrito. ...
  4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio. ...
  5. Faça valer os seus direitos.

Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

Para denunciar, o reclamante tem que acionar o telefone 1746 ou ligar para o Disque Barulho, no número (21) 2503-2795. As demais cidades geralmente atendem às reclamações por meio do telefone 156 ou pelo portal da prefeitura. Há também a possibilidade de acionar a Polícia Militar local.

A ação judicial de dano infecto tem como fundamento os artigos 1.277 e seguintes do Código Civil, e visa acautelar o proprietário ou possuidor que estiver na iminência ou sob ameaça de sofrer prejuízo à segurança, sossego e a saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização anormal e irregular de propriedade vizinha ...

Xingamentos, ameaças, humilhações, acusações falsas são formas de assédio moral que muitas vezes acontecem entre vizinhos no condomínio. Situações como essas são delicadas.

as Bananeiras não atrapalha o muro tá. e Elas podem até encostar no muro ali não tem problema nenhum deixa o muro também seja bem feita né Lógico. É mas você pode perguntar qualquer variedade.

O projeto paisagístico também pode contar com o uso de vasos com pata-de-elefante no projeto externo, como mostra esta proposta que traz os vasos com a planta decorando esse pequeno espaço próximo ao muro.

Muro verde é uma espécie de revestimento vegetal que pode ser usado em áreas internas e externas. Além de deixar o ambiente bonito, ele contribui para o conforto térmico do local. O jardim vertical e a cerca viva são exemplos de muro verde.