Que tipos de API existem?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 2 votos

Quais são os tipos de APIs?

  • APIs abertas ou públicas.
  • APIs privadas ou internas.
  • APIs entre parceiros.

API privada ou API interna
Diferentemente das APIs Públicas, as APIs Privadas são de uso exclusivo das organizações para as quais foram desenvolvidas. Essas interfaces dão acesso a sistemas e dados internos das empresas, por isso, só podem ser acessadas pelos seus próprios desenvolvedores.

O conceito de API nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas. Ou seja, elas permitem a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de algum dos sistemas conhecer detalhes de implementação do software.

API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação). No contexto de APIs, a palavra Aplicação refere-se a qualquer software com uma função distinta. A interface pode ser pensada como um contrato de serviço entre duas aplicações.

Criar uma API não é algo fácil e nem mesmo barato.
Uma API consome muito mais trabalho do que um software sem uma API. Porém, com uma API podemos criar sistemas melhores e minimizar o entendimento deles. Através do reuso também podemos nos concentrar no mais importante: a lógica da aplicação.

Para empresas que atuam com e-commerce e canais de venda integrados, é essencial contar com sistemas com APIs abertas. São as APIs que permitem às empresas integrar diferentes sistemas, como plataforma de e-commerce, marketplaces, sistema de gestão empresarial (ERP), soluções de logística e atendimento.

Considerando todos os fatores, podemos dizer com segurança que desenvolver uma API custará muito dinheiro. O custo de desenvolvimento é estimado em aproximadamente $ 15.000 - $ 20.000.

Na prática, uma API é um conjunto de padrões, instruções e rotinas de programação que permitem o acesso às funcionalidades de um aplicativo por um outro software. Dessa forma, é possível fazer com que dois sistemas diferentes “conversem” entre si e compartilhem dados, funções e serviços.

Na hora de descrever a API é preciso que os arquivos sejam criados no formato JSON.
...
O Swagger é capaz de ajudar desenvolvedores de APIs REST a:

  1. Modelar APIs;
  2. Gerar documentação automatizada da API;
  3. Gerar códigos do cliente e do servidor, suportando diversas linguagens de programação;
  4. Testar funcionalidades da API.

As sandboxes no Adobe Experience Platform fornecem ambientes de desenvolvimento isolados que permitem testar recursos, executar experimentos e fazer configurações personalizadas sem afetar seu ambiente de produção.

Entendendo API
Também pode ser usada por qualquer tipo de comunicação para ser iniciada e criar a interação entre as aplicações.

SOAP x REST
REST é um conjunto de diretrizes que oferece uma implementação flexível. Já SOAP é um protocolo com requisitos específicos, como a mensageria XML. As APIs REST são leves e ideais para contextos mais modernos, como a Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento de aplicações mobile e serverless.

No app podem ser utilizados n apis. Espero ter ajudado! Bom dia! Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos, funções, protocolos e objetos que os programadores podem usar para criar softwares ou interagir com sistemas externos.

Uma API RESTful funciona através da manipulação de recursos e representações. Essas representações são trocadas entre os usuários e o servidor através de uma interface padronizada e de um protocolo de comunicação específico — geralmente o HTTP.

Conhecendo as diferentes linguagens

  • JavaScript. É uma linguagem compilada de alto nível muito utilizada em sites front-end e no desenvolvimento de jogos. ...
  • Phyton. É uma linguagem de programação de alto nível e de propósito generalista. ...
  • Java. ...
  • PHP. ...
  • CSS. ...
  • C#, C++ e C.

Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.

Entre os principais benefícios das APIs estão a agilidade e eficácia nas integrações, permitindo que a troca de informações aconteça de forma mais segura e facilitada — tanto para quem disponibiliza os dados quanto para quem utiliza.

  1. 1 – Começando com JSON Server. Instalação npm install -g json-server. ...
  2. 2 – Rotas. As rotas definem como você vai acessar a API. ...
  3. 3 – Filtros. Para executar filtros é bem simples, você só precisa usar o nome das propriedades do objeto que você quer pesquisar. ...
  4. 4 – Paginação. ...
  5. 5 – Ordenação.

A versão HTML de uma Interface de Programação de Aplicação (API) deve levar menos de uma hora a integrar. As versões XML devem demorar 20 horas, em média, exceto para a API de Envio, que demora mais tempo devido à sua complexidade.

As APIs são interfaces que funcionam como pontes, transportando dados entre um cliente e um servidor. Sem que esse processo seja sequer percebido pelo usuário, elas estão presentes por trás do funcionamento de diversos programas e aplicativos.

Como fazer uma API
O exemplo mais óbvio e simples de uma API é um conjunto de classes, seus métodos e seus campos. Provavelmente se estivermos produzindo uma biblioteca em Java iremos empacotá-la num arquivo JAR contendo essas classes. Essas classes e seus membros se tornarão uma API da biblioteca.

Continuar lendo Quem utiliza API?