Que tipo textual é um artigo científico?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.

Gêneros científicos

  1. 1 – Monografia. Monografia é um tipo de trabalho científico que aborda um único tema – conforme o prefixo grego monos, que significa “um só” – de maneira completa. ...
  2. 2 – Dissertação. ...
  3. 3 – Tese. ...
  4. 4 – Artigo Científico. ...
  5. 5 – Projeto de Pesquisa.

O que é um artigo científico? Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

As tipologias textuais, também chamadas de tipos textuais ou tipos de texto, são as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

O artigo de divulgação científica é um gênero textual que torna públicas as informações vinculadas às diversas áreas da ciência, numa linguagem acessível aos leitores que não têm formação específica.

Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica.

Um texto pode ser declarado científico quando tem leitura envolvida em sua elaboração. Isso quer dizer que: não é uma narração, um poema, ou uma crônica inventada. Trata-se de uma pesquisa séria, um texto elaborado com fundamentação, de maneira direta e sem rodeios.

Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:

  • título;
  • autor (es);
  • epígrafe (facultativa);
  • resumo e abstract;
  • palavras-chave;
  • conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão);
  • referências.

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

Os gêneros acadêmicos são entendidos, neste trabalho, como os textos escritos que são produzidos e que circulam no âmbito universitário como meio de comunicação entre professores, pesquisadores e alunos, com diferentes propósitos comunicativos como, por exemplo, divulgação de pesquisa, resumo de ideias, relatórios de ...

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.