Que tipo textual e a carta aberta?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Carta aberta é um gênero textual predominantemente argumentativo utilizado na manifestação pública da opinião de uma pessoa ou grupo sobre um tema de relevância coletiva.

O objetivo da carta aberta é manifestar, expor e denunciar publicamente as reivindicações, reclamações, alertas e observações relativas a uma problemática que envolve e afeta um coletivo de indivíduos.

A carta pessoal é um gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem particular a algum destinatário conhecido. Ela se define por seu caráter íntimo entre os interlocutores, de modo que o conteúdo e a forma se moldam a depender das características da relação.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

Na carta aberta a linguagem é mais formal, possui aspectos estruturais argumentativos e um objetivo, que é externar um tipo de situação. Além disso, o destinatário pode ser específico a uma pessoa, mas também amplo como a sociedade.

Carta é um gênero textual que tem como objetivo estabelecer comunicação entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central. Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.

Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário; deve ser utilizado de acordo com a posição social do seu interlocutor.

O texto narrativo é aquele que se propõe a relatar acontecimentos e situações, verídicos ou fictícios. Para apresentar a história, o tipo utiliza personagens de determinado tempo e espaço, que são os “atores” dos fatos.

A carta argumentativa é um tipo de texto que pretende defender um ponto de vista de um remetente para um destinatário. A carta é um gênero amplamente difundido na sociedade. A carta argumentativa é um gênero textual muito importante na sociedade contemporânea.

Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.

Geralmente são veiculadas nos meios de comunicação (televisão, rádio, internet, etc.) sendo que os assuntos mais abordados apontam algum problema, demanda da comunidade, apoio a uma causa, dentre outros.

Tipos textuais: narrativo, expositivo, dissertativo, descritivo, injuntivo.

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Os gêneros textuais são classificados conforme a sua função comunicativa. Eles são produzidos com linguagens e estruturas diferentes, ou seja, cada gênero textual recorre a um tipo de texto. Há muitos gêneros textuais, enquanto há cinco tipos de texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo.

Os tipos textuais são divididos em cinco: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

As tipologias textuais são textos que possuem estrutura fixa e objetivos bem definidos, como: contar uma história, descrever uma paisagem, apresentar uma ideia, ensinar algo, e por aí vai. Então, como você viu, essas estruturas e objetivos se classificam em cinco tipos: narração, descrição, exposição e injunção.

Violência se combate com educação, profissionalização, oportunidades de trabalho, convivência familiar saudável, respeito e amor. Será que os adolescentes vão encontrar isto no sistema penitenciário (cadeia) que temos hoje?