Que tipo de vírus causa vômito?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

As viroses gastrointestinais causadas pelo Norovírus, Sapovírus ou Astrovírus podem provocar desde uma doença leve, com febre baixa e diarreia leve, até um quadro bem grave, com febre alta e dezenas de episódios de vômitos e diarreias ao longo do dia.

Para prevenir a desidratação provocada pela diarreia, vômitos e febre é necessário ingerir por dia pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles. Além disso, os chás, principalmente o de gengibre e o de pêssego sem açúcar, ajudam a combater mais facilmente os enjoos e hidratam o organismo.

Fica fácil se confundir, mas dá para perceber alguns sinais. Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.

A doença em geral dura apenas 2 a 3 dias, mas pode persistir por mais (4 a 6 dias) em surtos nosocomiais e em crianças com menos de 11 anos. Estudos em voluntários mostraram que o vírus afeta principalmente o jejuno proximal, e não o estomago ou cólon, embora a motilidade gástrica esteja comprometida.

Os sintomas normalmente começam entre 24 e 72 horas depois da infecção inicial, embora possam começar após 12 horas. O primeiro sintoma é geralmente, um aparecimento repentino de náuseas seguido de vômitos em projétil e diarréia forte, podem apresentar febre, dor de cabeça, câimbras no estômago e dores nos membros.

A cor do vômito também pode indicar o estado de saúde da pessoa, podendo estar amarelo ou verde no caso de gripes ou até mesmo jejum, ou preto quando há doenças digestivas graves que levam ao sangramento em órgãos do sistema digestivo e resulta na liberação de sangue pela boca.

A virose é qualquer tipo de doença resultante de uma infecção viral que tem curta duração, normalmente não ultrapassando 10 dias.

Se recomeçar a vomitar novamente, interromper os alimentos por uma hora e recomeçar a sequência a partir dos golos de água; Quando passam 24 horas sem vomitar, pode ser iniciada a alimentação normal, evitando leite, álcool, cafeína e alimentos com gordura ou condimentados.

A virose vem de um vírus, como o nome já diz, e se pega por meio do contato com uma pessoa doente. Já a intoxicação se adquire por alimentos mal conservados e assim contaminados por bactérias ou fungos.

Washington D.C., 16 de novembro de 2022 (OPAS) – Com o aumento das infecções por COVID-19 na região, os casos de influenza sazonal em ascensão e um aumento nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F.

Além da água, outras boas opções para tomar quando se está com virose são os sucos naturais, como o de goiaba, a água de coco, os chás naturais, como o de camomila, e as bebidas esportivas com pouco açúcar (isotônicos).

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Vômitos em adultos
Quando isso ocorre, o vômito é geralmente causado por abuso de álcool ou outras substâncias, uma infecção bacteriana ou viral, ou um tipo de intoxicação alimentar. Em alguns casos, vômitos também podem ser ocasionados por outras doenças, como doenças cardiovasculares, neoplasias e infecções.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Não existe tratamento para a gastroenterite provocada pelo norovírus, sendo recomendado o repouso e a ingestão de bastantes líquidos para evitar a desidratação. Também pode ser utilizado medicamentos para aliviar as dores, como o paracetamol.

A principal forma de disseminação do norovírus é a via fecal-oral, mas também pode se espalhar por meio de gotículas de vômito. Isso pode ocorrer após o contato pessoal, como quando você aperta a mão. Se você não lavar bem as mãos, basta um toque na boca.

O tratamento do norovírus costuma ser clínico, sendo recomendado o repouso e a ingestão de líquidos para aliviar sintomas e evitar a desidratação, além de analgésico ou antitérmicos para reduzir febre e dores, quando necessário. Em casos mais graves é recomendada a internação para receber soro e medicação na veia.

A RT-PCR é considerada o padrão ouro para o diagnóstico desse agente. O teste alternativo para diagnóstico é o ELISA, que apresenta sensibilidade de sensibilidade de 77% e especificidade de 96%.

A única diferença é o período em que ocorre o surto de cada vírus: o rotavírus predomina no verão e o norovírus durante todo o ano, com um leve aumento dos casos no inverno.” As crianças, principalmente as menores, são mais afetadas por levarem muito as mãos à boca e por não as lavar adequadamente.

Na maioria dos casos, a transmissão é feita pelo contato próximo, principalmente por mãos contaminadas pelo vírus. Fezes e vômitos dos pacientes contaminados possuem elevadas cargas de vírus.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.