Que tipo de verme causa tosse?

Perguntado por: asilveira9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

“Alguns vermes, como Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, podem passar pelos pulmões durante seus ciclos reprodutivos e causar comprometimento respiratório nos pacientes infectados, provocando tosse seca, falta de ar, chiado no peito, desconforto torácico e febre ...

As pessoas lentamente desenvolvem sintomas como tosse crônica, dor no peito e dificuldade para respirar. Elas podem tossir sangue. Podem formar-se caroços na pele. Se o cérebro for afetado, as pessoas podem ter convulsões, dificuldade de usar ou entender a linguagem ou problemas de visão.

Segundo a publicação, o verme pertence a espécie "Pseudoterranova azarasi", semelhante a lombriga. Ele foi encontrado na tonsila esquerda, também chamada de amígdala, da japonesa após ela comer sashimi, ou seja, fatias cruas de determinado peixe.

Além das gripes e resfriados, também pode estar relacionada a outras questões pulmonares e respiratórias, como bronquite, rinite, asma, pneumonia, ou ainda a doença do refluxo gastroesofágico (também conhecida como refluxo ácido). Na maioria dos casos, o sintoma não é motivo de preocupação.

Síndrome de Löffler ou de Loeffler é uma doença caracterizada pelo acúmulo de eosinófilos no pulmão, em resposta a uma infecção por um verme parasita, como as lombrigas. Pode causar tosse, dificuldade para respirar, respiração acelerada, vômito e febre.

A nitazoxanida tiazolida (NTZ) é um medicamento antiparasitário, que inibe o desenvolvimento e a proliferação de uma variedade de protozoários, vermes, bactérias e vírus agressivos ao organismo.

A lombriga é contraída por meio do consumo de alimentos e de água contaminados pelo contato com fezes humanas com os ovos do verme. No corpo humano, a larva sai do ovo no intestino delgado e pode chegar no fígado e nos pulmões, onde pode causar pneumonia.

Pois, se não tratadas adequadamente, podem ser fatais. Já a tênia é o maior parasita que pode nos infectar. Chegando a medir até 12 m, ela pode ocupar todo o intestino.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Simples e eficiente, o EPF diagnostica não apenas a presença dos parasitas, mas também determina os tipos de vermes.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.

No entanto, a tosse pode ser decorrente de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, portanto não deve ser considerada inofensiva. Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Quando consultar um médico
Pessoas com tosse aguda, mas sem sinais de alerta, podem aguardar alguns dias para verificar se a tosse melhora ou torna-se menos intensa, particularmente na presença de congestão nasal e dor de garganta, o que sugere que a tosse pode ser causada por uma infecção respiratória superior (IRS).

Pode ser resultado de vários fatores, desde uma alergia até um sinal de alerta para uma gripe mais forte. Se seu filho está tossindo muito, é importante prestar atenção em alguns fatores. Antes de se preocupar, lembre-se que tossir é uma forma natural do organismo proteger o sistema respiratório.

Os vermes adultos da Dirofilariose geralmente atingem o coração e o pulmão do hospedeiro, causando grandes transtornos cardíacos, respiratórios e sistêmicos.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.