Que tipo de verme causa falta de apetite?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).

As ferramentas preferidas para o diagnóstico de babesiose incluem o esfregaço de sangue para identificação de parasitas e reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção de DNA de Babesia. A sorologia pode ser um complemento útil para esfregaço de sangue e PCR.

Mas pode acontecer de uma pessoa que esteja com lombriga no organismo sentir “dor abdominal, redução do apetite, adinamia [fraqueza] ou fadiga e até a eliminação de vermes através das fezes”. “Em casos incomuns, os vermes podem migrar dos intestinos para as vias biliares e até vias aéreas.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina, pamoato de pirantel e nitazoxanida. Leia: Oxiúrus – Enterobius vermicularis – Contágio, Sintomas e Tratamento.

O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.

Taenia solium
A Taenia solium, popularmente conhecida como tênia ou solitária, pode causar crises epiléticas e outros problemas neurológicos em humanos que ingeriram ovos da larva.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Apesar dos nomes complicados, a maioria das infestações não é grave. Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).

Febre, tosse, anemia, perda de peso, falta de ar, falta de apetite e coceira no ânus também estão entre os principais sintomas das parasitoses intestinais.

Entre os enteroparasitos que mais causam anemia ferropriva, destacam-se os Ancilostomídeos, Trichuris Trichiura, Strongyloides Stercoralis, Entamoeba Histolytica, Ascaris Lumbricoides e Giardia Lamblia, respectivamente.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Coceiras, erupções cutâneas e lesões com pus podem acontecer, bem como dores por todo o corpo. Como os vermes se habituam a sugar os nutrientes do organismo, a deficiência de ferro passa a ser uma realidade no paciente.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Erva-de-Santa-Maria

Erva-de-Santa-Maria - Usa-se as folhas, flores e sementes. Chá por infusão, 10g em 1 litro de água. Tomar uma colher das de sopa de hora em hora, por 1 a 3 dias. Após tomar a infusão, ingerir 2 ou mais colheres das de sopa de óleo de rícino.