Que tipo de verdura é bom para circulação?

Perguntado por: acorte5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O espinafre é rico em nitrato, um composto que ajuda a criar mais espaço para a passagem do sangue nos vasos sanguíneos. Uma dieta rica nesse alimento também ajuda a manter as artérias flexíveis e a reduzir a pressão arterial.

6 sucos caseiros para má circulação sanguínea

  1. Suco de laranja com salsinha. Ingredientes. ...
  2. Suco de cenoura com aipo. Ingredientes. ...
  3. Suco de abacaxi com gengibre. Ingredientes. ...
  4. Suco de melancia com limão. Ingredientes. ...
  5. Maracujá com couve. Ingredientes. ...
  6. Suco de beterraba com laranja.

' A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e as gorduras saturadas. O colesterol está presente em alimentos de origem animal como carnes, leite, ovos e frutos do mar.

A laranja, o limão e o morango são alimentos ricos em vitamina C que ajudam a fortalecer e a relaxar os vasos sanguíneos, já que a vitamina C exerce poderoso efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, além de promover a formação do colágeno, o qual é necessário para manter a função cardiovascular normal.

Quais alimentos que ajudam na circulação sanguínea?

  • Laranja e outras frutas ricas em vitamina C. Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. ...
  • Gengibre. ...
  • Alho. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Salmão, atum, sardinha. ...
  • Melão e melancia. ...
  • Uva.

Abacaxi: a fruta que melhora a azia e afina o sangue.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernas

  1. praticar exercícios físicos;
  2. ter uma alimentação balanceada;
  3. evitar ficar em pé ou sentado durante muito tempo;
  4. evitar o consumo de cigarro;
  5. utilizar meias de compressão;
  6. evitar o uso de roupas apertadas em excesso.

Facilita a circulação sanguínea
O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa. O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido.

Permanecer sentado por muito tempo piora a circulação de sangue, pois, ele tende a diminuir sua velocidade no organismo. Além disso, ficar na mesma posição por longos períodos aumenta a chance de e nos braços, incha as pernas e enfraquece os membros inferiores.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

Frutas cítricas (laranja, limão, toranja) são ricas em vitamina C e flavonóides, poderosos antioxidantes que melhoram a má circulação sanguínea. O ideal é consumir pelo menos duas frutas cítricas por dia.

O que devemos evitar comer para diminuir as varizes? Segundo a Paola Lisbôa, deve-se evitar gorduras, frituras, leites e produtos lácteos integrais, carnes gordas, manteigas, banhas, bacon, embutidos como linguiça, salsicha, açúcares e alguns outros alimentos.

"Uma de suas finalidades é atuar na regulação da pressão arterial, pois suas proteínas trabalham como um antioxidante e, consequentemente, melhoram a circulação sanguínea.