Que tipo de vegetal e o palmito?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

É uma espécie esciófita; mesófita ou higrófita, ou seja, que vive em ambiente úmido. É encontrada em florestas pluviais atlântica, gosta de clima quente e úmido. Na bacia do Paraná ocorre nas formações vegetais higrofitas principalmente em matas ciliares.

O palmito é um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior do pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras (ou popularmente, o "miolo" da palmeira).

Popularmente conhecido como o miolo da palmeira, o Palmito é legume, já que de acordo com a botânica das plantas, legumes são os frutos, caules, tubérculos e raizes e verdura são as folhas e flores .

Legumes: abobrinha, berinjela, pepino, abóbora, chuchu, pimentão etc. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja, etc. Verduras: alface, acelga, couve, agrião, escarola, repolho, espinafre, rúcula etc. Raízes e tubérculos: beterraba, batata, cenoura, nabo, mandioca, rabanete etc.

O palmito é especialmente rico em vitamina A, C e as do complexo B, como a B6. Além disso, é fonte de minerais como zinco, potássio e sódio. Graças a essas propriedades, podem ser observados diversos benefícios à saúde acarretados por sua ingestão. Quando consumido em conserva, não há nenhum perigo.

Vitamina C: graças a esse nutriente, o palmito é um aliado do sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Músculos reforçados: além da ação do potássio, que também contribui para a saúde muscular, o alimento contém zinco – mineral que ajuda a sintetizar as proteínas, que são fundamentais para os músculos.

Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis. Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas.

Alimento tem baixas calorias
Uma porção de 100 gramas de palmito conta com apenas 30 calorias, e, por esse motivo, ele pode ser consumido em planos para perda de peso sem prejuízo, segundo Ana Carolina.

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras. Apesar de poder ser extraído de várias palmeiras, apenas as do gênero Euterpe predominam nesta atividade extrativa, por serem mais saborosas.

Muitas pessoas não sabem, mas o palmito também é um caule comestível. Perfeito para compor as mais variadas preparações, o palmito é um alimento leve e versátil, ideal para incrementar pratos diversos.

Legumes são todos os frutos que não são frutas necessariamente. Ou seja, eles são salgados (ou não doces) ou possuem um sabor ainda melhor quando temperados. Como por exemplo o chuchu, a abóbora, abobrinha e berinjela, entre vários outros.

O caule é um órgão vegetal relacionado com a condução de substâncias para folhas, flores e frutos. Ele pode ser aéreo, aquático ou subterrâneo. A batata-inglesa, tão presente em nossa alimentação, é um exemplo de caule.

Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.

As palmeiras constituem um grupo vegetal muito peculiar devido às suas características botânicas. Pertencem à família ARECACEAE (PALMAE) sendo, em geral, arborescentes e terrestres. Além de homem como frutos (cocos, tâmaras), palmito, açúcar, sagu, óleo, cera, fibras, material para construções rústicas, entre outros.