Que tipo de vegetal e a pimenta?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Botânica. Pimenta (Capsicum spp.) As espécies de pimentas do gênero Capsicum pertencem à família Solanaceae, como o tomate, a batata, a berinjela e o jiló.

A pimenta é um dos temperos mais usados na cozinha mundial e causa polêmica entre os consumidores. De um lado, os que adoram uma comida picante. Do outro, aqueles que colocam bem pouquinho para não sentir o gosto forte. Nesta seleção, não tem nada de “pimenta a gosto”, não.

Aroma, Cor e Sabor
O componente do sabor é encontrado na parte mais externa da planta, muito pouco internamente e nada nas sementes.

As pimentas do gênero Capsicum (em grego, Kapso significa picar ou arder) são procedentes do continente americano. Elas ganharam a culinária mundial depois de serem levadas para Europa, África e Ásia a bordo dos navios dos exploradores europeus.

Considerado o grupo de pimentas mais saudáveis de todos, as Capsicum são muito famosas por serem também as mais saborosas. Bem conhecidas na nossa culinária, entre elas estão os seguintes tipos de pimenta: Pimenta dedo-de-moça, Pimenta biquinho, Jalapeño, Cumari-do-Pará, Malagueta, Bhut Jolokia e Carolina Reaper.

O que são vegetais? Os vegetais são um grupo de alimentos, composto por frutos, folhas, flores, raízes, tubérculos, bulbos e caules. São fontes de vitaminas e minerais, e parte essencial da alimentação dos seres humanos.

Os alimentos de origem vegetal são aqueles obtidos a partir de partes vegetais como folhas, raízes, caules e frutos. Conforme a sua origem, os alimentos podem ser de três tipos: Alimentos animais: alimentos provenientes de animais, como os ovos, leite e carnes. Alimentos vegetais: alimentos provenientes de vegetais.

A pimenta atua de formas específicas que fazem com que ela seja uma aliada das dietas: acelerando o metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal, o que faz com que você gaste mais calorias, e estimulando sistema nervoso, o que libera algumas substâncias que auxiliam na diminuição de apetite.

A pimenta é a mais nova aliada no tratamento contra hipertensão. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação e disfunção.

Além disso, a pimenta é hipoglicemiante, ou seja, ajuda a manter a glicemia (nível de açúcar presente na corrente sanguínea) sob controle. Por isso, seu consumo é indicado para pacientes de diabetes.

O gênero Capsicum inclui plantas de frutos picantes, conhecidos como pimentas, assim como plantas de frutos “doces”, os pimentões. As diferentes espécies de pimenta conhecidas podem ser classificadas como domésticas, semi-domesticadas e selvagens. As espécies domésticas e mais cultivadas são a C. annuum var.

Piperina e capsaicina
As principais substâncias envolvidas na ardência das pimentas são a piperina (na pimenta-do-reino) e a capsaicina (nas Capsicum): A molécula da piperina apresenta, sobretudo, carbonos e hidrogênios, com duas funções éter e uma função amida N,N, di-substituída.

A pimenteira-do-reino é uma planta trepadeira, de porte médio, que cresce aderida a tutores de madeira ou troncos de árvores, graças às raízes adventícias que surgem na região dos nós, chamadas de gavinhas.

Carolina Reaper

A pimenta Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Originária de Carolina do Sul, nos Estados Unidos, é uma variedade da espécie Capsicum chinense, resultado de um cruzamento entre a Habanero e Bhut Jolokia que também estão no topo da lista das mais ardidas.

Carolina Reaper

Pimenta mais ardida do mundo se chama Carolina Reaper e foi criada por agricultor americano.

Primeiro passo para entender o que é a pimenta: ela não é um sabor. Embora digamos que tal alimento está apimentado do mesmo modo que dizemos estar salgado, azedo ou doce, apimentado não está neste grupo. O que acontece é que determinados alimentos têm componentes que ativam nociceptores polimodais.

pimenta caiena

A pimenta caiena é conhecida por reduzir o colesterol no sangue, o colesterol LDL e os triglicerídeos, aumentar o colesterol HDL e prevenir a coagulação, o que pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.